COLUNAS

min de leitura - #

Conquista da radiologia

Editoria de Política

| Edição de 20 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
No momento em que o Hospital da Providência de Apucarana recebe o equipamento para o setor de radiologia, o prefeito Junior da Femac (PDT) lembra que a conquista teve a participação direta do ex-prefeito e atual secretário de saúde do Paraná, médico Beto Preto. “Foi ele e o deputado federal Sérgio Souza que conquistaram, junto à Itaipu Binacional, os recursos para a compra do equipamento, importado dos Estados Unidos”, destaca o prefeito. A partir de agora, Apucarana também será referência regional como centro de oncologia, com os pacientes deixando de depender de outros centros médicos do Paraná. “O Município está direcionando todo o apoio possível ao Hospital da Providência”, reiterou Junior da Femac. 

Empregos O prefeito Junior da Femac manifestou-se ontem bastante otimista com o cenário de crescimento de novos postos de trabalho em Apucarana. Segundo ele, além dos empregos extras que o comércio está ofertando neste final de ano, a cidade também comemora a instalação de novas lojas e indústrias do agronegócio. “As perspectivas são muito boas para Apucarana e sua economia”, assinala Junior. 

Memorial Ao contrário do que foi noticiado ontem por esta coluna, o Memorial da Diocese de Apucarana será inaugurado no dia 19 de dezembro e não em 19 de novembro, que foi ontem. O memorial, de acordo com in formações do bispo Dom Carlos José de Oliveira, vai concentrar toda a história da Diocese de Apucarana, com fotos de todos os bispos e suas trajetórias no município e na região. O projeto foi apresentado ao prefeito Junior da Femac (PDT).

Revoada Com a saída do presidente da República, Jair Bolsonaro, do PSL, que agora vai criar o Aliança pelo Brasil, é possível que aconteça na região uma revoada de prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas de seus partidos atuais, migrando para a nova sigla do presidente ou outras já existentes onde possam se acomodar melhor. Hoje, há na região muitos políticos que não se sentem à vontade em seus partidos e esta pode ser a hora da mudança de ares.

Abstenções Por oito votos a favor e sete abstenções, a Câmara de Vereadores de Arapongas aprovou em primeira votação, na sessão ordinária de anteontem, projeto de lei do Executivo que estabelece regras de qualificação de Organizações Sociais de Saúde para prestação de serviços na saúde pública do município. Vereadores que se abstiveram querem um parecer jurídico da Câmara antes da segunda votação. 
Luto em Califórnia O prefeito de Califórnia, Paulo Mendes (PP), decretou luto oficial no município por três dias em função da morte do ex-vereador Sebastião Francisco Neves, mais conhecido por Tiãozinho Neves, aos 86 anos. Ele morreu ontem, às 13 horas, no Honpar, em Arapongas, após sentir-se mal subitamente. Tiãozinho Neves foi vereador por três mandatos e presidente da Câmara duas vezes. Ele era avô do vereador Jean Neves e deixa cinco filhos. Sepultamento será hoje, às 16h, no cemitério local.

Repasse do FPM A Secretaria do Tesouro Nacional deposita hoje na conta das prefeituras o segundo repasse de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante é 11,72% maior em relação a igual período do ano passado sem levar em conta a inflação. Somando a inflação, o aumento é de 8,84%. No acumulado do mês o FPM registra um crescimento de 9,65%. Desde janeiro até novembro, verifica-se um crescimento de 8,76%.

Manobra Um pedido de vistas da bancada de oposição adiou ontem a votação de parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná sobre a admissibilidade da proposta de reforma da previdência dos servidores encaminhada pelo governo. O adiamento incluiu a PEC que prevê idade mínima para aposentadoria de 62 anos para mulheres e 65 para homens, com tempo de contribuição de 25 anos; e o projeto que eleva de 11% para 14% a alíquota de contribuição dos servidores.  

Alegação O líder da bancada oposicionista, deputado Tadeu Veneri (PT), alegou que os textos apresentados pelo governo não detalham estimativa de equilíbrio atuarial e financeiro do Paraná Previdência – fundo de aposentadoria e pensão dos servidores. Segundo Veneri, sem essa estimativa, as propostas não podem ser votadas. Caso sejam aprovados pela CCJ hoje, a Mesa Executiva do Legislativo deve criar uma comissão especial para avaliação da PEC antes da votação.

Vapt Vupt

Prefeitos estão na expectativa da reforma tributária que já está em discussão no Congresso.         
O que os municípios querem é uma fatia maior do bolo financeiro que é distribuído pelo governo federal.       
Prefeitos reclamam que hoje o governo federal transfere muitos encargos aos municípios e poucos recursos.           
Algumas prefeituras da região já preparam aumento do IPTU para 2020 visando elevar a receita própria.