POLÍTICA

min de leitura - #

Covid ‘pós-festas’ gera alerta nas prefeituras

DA REDAÇÃO

| Edição de 06 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O aumento do número de casos de covid e de problemas respiratórios decorrentes das festas de final de está preocupando prefeitos da região. A situação ocorre em vários municípios. Ontem, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, reuniu-se com a comissão de Saúde e pode haver alterações na programação de aniversário da cidade. Faxinal e Sabáudia também soltaram alertas. 

Em Apucarana, foram registrados 130 novos casos de covid nos últimos três dias. No boletim de ontem, foram 41 casos. “Analisamos junto com a equipe da Autarquia Municipal de Saúde a definição de ações necessárias de enfrentamento da pandemia se os casos da Covid-19 continuarem a aumentar”, afirmou o prefeito, após reunião da comissão.
Segundo ele, a administração municipal está empenhada em voltar a dar uma resposta rápida e eficaz como aconteceu na outra fase da pandemia. Na reunião foi discutido o reforço na disponibilidade de testes da Covid, bem como da medicação para o tratamento de sintomas gripais. “Todas as medidas, envolvendo atendimento médico, medicação e testagem, estão sendo tomadas para garantir a saúde de nossa população”, afirmou o prefeito, que também colocou em pauta junto da comissão da saúde uma avaliação da realização de shows durante a festividade de aniversário da cidade, em 28 de janeiro. Uma nova reunião será realizada na sexta-feira para avaliar os números.
Em Faxinal, após 3 semanas sem registro de casos novos, a Saúde municipal confirmou 24 diagnósticos positivos de Covid-19 em dois dias. Outras 57 pessoas estão em isolamento e 33 estão sob investigação.
“O reflexo da contaminação pelo vírus são as festas de final de ano, pessoas viajando e outras vindo de outros estados. Outro fator predominante foi o relaxamento da população nos cuidados de prevenção, como: uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social”, disse o médico responsável pela equipe de Atenção Básica, Welquinson Thomaz Vilella.
Em Sabáudia, o prefeito Moises Soares Ribeiro, juntamente com a enfermeira Silvia Helena Medeiros Ferreira, divulgou um vídeo fazendo um apelo à população para que fique atenta aos sintomas gripais e do coronavírus e retome os cuidados básicos sanitários. 
Segundo a enfermeira, o aumento da procura no Pronto Atendimento disparou. Segundo explicou, a Influenza A “H3N2” e a Covid-19 têm os mesmos sintomas assim como os cuidados são os mesmos. A orientação é que a população desafogue o PAM, e procure as Unidades Básicas de Saúde para casos que não sejam emergenciais como a busca de receitas e exames.