CIDADES

min de leitura - #

Desapropriação garante conclusão de viaduto

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A última desapropriação necessária para finalização da duplicação dos 11,8 km Contorno Sul de Apucarana foi finalizada. A faixa de 1.547,48 metros quadrados integra uma área de propriedade da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), junto à subestação Cristo Rei.

“O projeto de desmembramento da área, fornecido pela própria estatal, foi aprovado nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Obras e segue agora para o setor de patrimônio para documentação e encaminhamentos finais do processo”, informa Caroline Moreira de Souza, diretora do Departamento Municipal de Obras. A Prefeitura de Apucarana tem desempenhado papel ativo na duplicação do Contorno Sul, arcando com as desapropriações de áreas ao longo do trecho.
A concessionária, contudo, já tem autorização para realizar as intervenções necessárias no faixa desapropriada, o que garante que não haja atrasos no cronograma. A desapropriação do terreno, explica o prefeito Júnior da Femac, é necessária para a construção de uma das alças de acesso do chamado “viaduto da Rua Nova Ukrânia”. 
“Mais de 90% do cronograma de obras da duplicação já estão concluídos, restando apenas a conclusão deste viaduto. A prefeitura esteve sempre presente na execução desta duplicação, acompanhando a elaboração do projeto, sugerindo alterações importantes que garantiram melhor mobilidade, como a construção de dois viadutos, até a colaboração direta, arcando as desapropriações necessárias”, relata o prefeito.
De acordo com Luiz Carlos Fernandes, engenheiro coordenador da CCR Rodonorte, a conclusão do “viaduto da Nova Ukrânia” encerra os trabalhos de duplicação. “Além da estrutura do viaduto, serão concluídos diversos serviços complementares neste ponto, como alças, marginais e implantação das entradas e saídas”, observa Fernandes. 
Quanto ao trânsito, o engenheiro explica que a transposição se dará por cima, enquanto a via de tráfego principal (rodovia) será por baixo do elevado.
DUPLICAÇÃO
Iniciada em agosto de 2018, a duplicação do Contorno Sul está sendo executada em duas etapas. A primeira fase compreendeu a duplicação de 4,5 quilômetros entre o acesso da cidade nas proximidades do 10º Batalhão da Polícia Militar e a entrada para a estrada velha para Rio Bom. Além de dois viadutos - acesso a estrada velha de Rio Bom (concluído em julho) e o da “Nova Ukrânia” - o projeto contempla ainda uma ponte sobre o Córrego Biguaçu. Com investimento na ordem de R$70 milhões, as obras devem ser concluídas ainda neste ano.