OPINIÃO

min de leitura - #

Desenvolvimento regional é pauta para todo o Vale

Da redação

| Edição de 22 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O Plano Regional de Desenvolvimento para o Vale do Ivaí foi tema de discussão anteontem em Curitiba. A reunião de trabalho contou com a participação de dezessete prefeitos da região que discutiram propostas junto aos secretários de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros; e de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Moreira Filho e técnicos de agências governamentais de desenvolvimento e extensão.
Desenvolvido pela Paraná Projetos a pedido da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), o plano tem por meta propor alternativas sustentáveis de crescimento que explorem potencialidades regionais em um projeto conjunto de desenvolvimento. O trabalho já foi iniciado. Em abril, técnicos do Paraná Projetos apresentaram, em Apucarana, um diagnóstico destacando setores como fruticultura, turismo religioso e de aventura como com grande potencial de exploração econômica.
Os três setores já vêm sendo alvo de diversas planos locais de fomento. O incentivo à fruticultura, por exemplo, é alvo de um projeto do Território do Vale do Ivaí – entidade que conta com participação de órgãos de extensão, prefeituras e universidades – que vem, desde o ano passado, capacitando técnicos para dar apoio aos produtores rurais. Na área de turismo de aventura, a multiplicação de rotas e circuitos esportivos também se multiplicaram nos últimos anos.
A viabilização de um projeto regional que consiga agregar as iniciativas, profissionalizar o setor e gerar renda e empregabilidade de forma duradoura e dentro de metas passíveis de execução é o que se espera deste plano que está em fase de formatação pelos técnicos da Paraná Projetos.
A viabilização de um projeto regional de desenvolvimento é uma necessidade vem sendo estudada e muito falada nos últimos anos, mas nunca evoluiu a contento. Nesse sentido, o esforço dos prefeitos e da Amuvi em colocar esse projeto em prática é fundamental para a construção do futuro da economia regional.
O Vale do Ivaí não tem apenas potencialidades comuns, mas necessidades compartilhadas. Resolver problemas comuns se não a todos, mas a boa parte dos municípios, - a manutenção da população no campo através da ampliação da renda é um bom exemplo -, de modo conjunto amplia as chances de eficiência de qualquer medida a ser adotada. Apostar em soluções técnicas, também. Esse movimento de prefeitos em busca de soluções é um sinal importante de maturidade administrativa e um caminho que precisa continuar a ser trilhado nos próximos anos. Todos têm a ganhar com isso.