CIDADES

min de leitura - #

Desrespeito à vagas especiais gera alerta

Da Redação

| Edição de 01 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 320 multas por estacionar em vagas especiais sem credenciamento foram registradas neste ano, em Apucarana. Conforme relatório do Departamento de Trânsito, de janeiro a agosto foram 254 autos de infração lavrados contra motoristas que estacionaram em vagas destinadas à idosos e 72 contra condutores que estacionaram em vagas para deficientes físicos. Estacionar o veículo nessas vagas sem devida autorização, rende multa gravíssima com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e punição de R$ 293,47. 

O superintendente do Instituto de Desenvolvimento Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), considera um número alto e considera um reflexo da falta de  educação no trânsito. Segundo ele, os usuários devem ter noção de que o espaço deve ser compartilhado e não disputado. “Não cabe ao condutor querer levar vantagem. É preciso ter consciência de que ao estacionar em uma vaga especial, ele será multado”, afirma. 
Existem 1.827 vagas demarcadas no Sistema do Estacionamento Regulamentado Rotativo e a legislação estabelece que 5% sejam destinadas a idosos e 2% a deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção. Atualmente o sistema oferta  92 vagas para idosos e 48 para deficientes físicos.  
“Grande parte dos condutores não estacionam em vagas especiais porque respeitam a lei. Mas infelizmente existem indivíduos que não levam a lei a sério e estacionam em vagas de idosos, não usam cinto de segurança e dirigem em alta velocidade. A maioria dos acidentes tem relação com a conduto do motorista, raramente existe outro fator”, avalia. 
Para o presidente da Associação Beneficente dos Idosos de Apucarana (ABIA) e membro do Conselho Municipal do Idoso, Domingos Farinha Martins, a fiscalização deve ser mais rigorosa. “A lei já regulamenta essa questão e determina que a vaga do idoso seja usada por idosos. Mas, muitas vezes a vaga está desocupada e o cidadão se acha no direito de estacionar no local, porque não encontra outro lugar”, comenta. 
Martins também aponta a necessidade de criar mais vagas de estacionamento para idosos, diante da população do município, que segundo ele tem aproximadamente 14 mil pessoas com mais de 60 anos. “São poucas vagas diante do número de idosos que temos no município”, reitera. 

CREDENCIAL
E não basta ser idoso ou deficiente para poder estacionar nas vagas especiais. O carro precisa estar identificado com um cartão emitido pela prefeitura. A credencial de estacionamento especial gratuito a condutores idosos e portadores de necessidades especiais pode ser obtida gratuitamente no Departamento Operacional de Recursos de Multas de Trânsito do Idepplan, que funciona em sala na Rua Tamandaré, 515, em expediente integral, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.