CIDADES

min de leitura - #

Diocese de Apucarana tem bispo nomeado

Fernanda Neme

| Edição de 12 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou ontem pela manhã a decisão do Papa Francisco em nomear bispo para a vacante diocese de Apucarana o monsenhor Carlos José de Oliveira. Atualmente vigário geral da arquidiocese de Botucatu, interior de São Paulo, e padre na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Lençóis Paulista, será o quinto bispo da diocese.

Imagem ilustrativa da imagem Diocese de Apucarana tem bispo nomeado

A decisão foi comunicada aos católicos durante coletiva concedida pelo padre João Ozório de Oliveira, atual administrador da Diocese, em entrevista coletiva. O cargo estava vago desde 13 de dezembro de 2017, quando o então bispo Dom Celso Marchiori foi nomeado para assumir a Diocese de São José de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, após oito anos de atuação na região. 
Para o monsenhor, ser nomeado novo bispo da Diocese de Apucarana é uma grande alegria. “Sem sombra de dúvidas estou muito feliz com essa notícia. Apesar de não conhecer a cidade, já vi imagens da Igreja da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, que por sinal é belíssima, e soube que as pessoas são muito acolhedoras. Não sou eu que vou tomar posse da diocese, é a diocese que vai tomar posse de mim ”, comemora. 
O novo bispo da diocese conta que conhece o monsenhor Roberto Carrara dos tempos em que estiveram em Roma e também dom Luiz Soares Vieira, bispo emérito, que atualmente está em Santa Fé, município integrante da diocese. Ele ainda comentou que ficou surpreso por Apucarana ser a Capital do Boné. Sobre sua vinda à Apucarana, o monsenhor diz que deve ser em março do ano que vem. Porém, em breve fará uma visita antes para conhecer melhor a cidade. “Já sou da Diocese de Apucarana e estou disposto a servir à comunidade e a Deus”, acrescenta. 
O monsenhor Carlos José de Oliveira nasceu em 1967 em Botucatu, interior de São Paulo. O seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário São José, a partir de onde cursou filosofia e teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.
Foi ordenado diácono no dia 8 de dezembro de 1991 e sacerdote em 4 de outubro de 1992. De 1994 a 1996 fez o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em 2016 defendeu sua tese de doutorado em Teologia pela PUC Rio de Janeiro. Retornando de Roma, em 1996, assumiu como pároco/reitor do santuário Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulista (SP), arquidiocese de Botucatu, onde se encontra até hoje.
O religioso também foi fundador e presidente da casa de acolhida “Mãe da Piedade” para moradores de rua e toxicodependentes, é vigário geral da Arquidiocese, coordenou o Conselho de Presbíteros e assumiu a função de assessor da Renovação Carismática Católica.
O monsenhor será o quinto bispo da Diocese de Apucarana, que foi iniciada com Dom Romeu Alberti e teve como bispos também Dom Domingos Gabriel Wisniewski, Dom Luís Vicente Bernetti e Dom Celso Marchiori.