COTIDIANO

min de leitura - #

Entidade cria linha de prevenção de suicídios

Da redação

| Edição de 14 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Ao longo deste mês de setembro, a entidade Geração Vida, de Apucarana, abriu um canal telefônico que funciona 24 horas por dia para atender pessoas com pensamentos suicidas. O mês foi escolhido por ser voltado à prevenção. De acordo com a coordenação da entidade, os resultados têm sido tão positivos que a iniciativa deverá ser estendida por pelo menos mais 60 dias.
O projeto funciona com uma equipe de aproximadamente 40 pessoas, que se revezam para atender aos telefonemas de maneira totalmente voluntária. O coordenador da Geração Vida, Paulo Lopes, destaca o trabalho realizado pelos voluntários. “Quem liga para este canal de comunicação é acolhido e recebe uma palavra de afeto e de incentivo à vida”.
Segundo ele, o serviço, prestado através do número (43) 99659 2601, recebe pelo menos cinco ligações diárias. “Só depois de iniciarmos este serviço 24 horas é que percebemos a sua grande importância. A maioria das ligações acontece depois das 23 horas. Estamos conseguindo ótimos resultados e, por isso, vamos ampliar o período de funcionamento. Não vamos manter apenas no Setembro Amarelo, mas também nos meses subsequentes”, ressalta.
O ‘Setembro Amarelo’ foi criado em 2014. É uma campanha a nível mundial, que visa a prevenção do suicídio e valorização da vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 90% dos casos, há maneiras de se evitar as mortes.

ATIVIDADES
A Geração Vida tem ainda outras ações com o intuito de dar suporte a pessoas com dificuldades. Uma delas é realizada pelo telefone (43) 3033 5252, um canal de comunicação que já existe há mais de 20 anos. “Este canal de comunicação funciona em horário comercial e atende pessoas com dificuldades e problemas. Estamos aqui para ajudar e dar o melhor suporte possível. A diferença entre este telefone e o número ativado no Setembro Amarelo é que este telefone não tem foco específico no suicídio”, diz Paulo.
Outra ação desenvolvida pela entidade é o Centro de Apoio ao Depressivo (Cade), realizada através dos esforços voluntários de profissionais certificados e sem custo algum para os participantes. 
“No Cade, temos atividades de fisioterapia, psicologia, aconselhamentos e palestras, além de terapias de diferentes níveis, de acordo com a situação de cada pessoa. Estamos abertos a todos, não importando gênero, classe social, religião ou qualquer outra questão”, destaca.
A Geração Vida fica na Rua Pio XII, número 7, na região central de Apucarana.