Cotidiano

Entidade cria linha de prevenção de suicídios

| Edição de


Ao longo deste mês de setembro, a entidade Geração Vida, de Apucarana, abriu um canal telefônico que funciona 24 horas por dia para atender pessoas com pensamentos suicidas. O mês foi escolhido por ser voltado à prevenção. De acordo com a coordenação da entidade, os resultados têm sido tão positivos que a iniciativa deverá ser estendida por pelo menos mais 60 dias.
O projeto funciona com uma equipe de aproximadamente 40 pessoas, que se revezam para atender aos telefonemas de maneira totalmente voluntária. O coordenador da Geração Vida, Paulo Lopes, destaca o trabalho realizado pelos voluntários. “Quem liga para este canal de comunicação é acolhido e recebe uma palavra de afeto e de incentivo à vida”.
Segundo ele, o serviço, prestado através do número (43) 99659 2601, recebe pelo menos cinco ligações diárias. “Só depois de iniciarmos este serviço 24 horas é que percebemos a sua grande importância. A maioria das ligações acontece depois das 23 horas. Estamos conseguindo ótimos resultados e, por isso, vamos ampliar o período de funcionamento. Não vamos manter apenas no Setembro Amarelo, mas também nos meses subsequentes”, ressalta.
O ‘Setembro Amarelo’ foi criado em 2014. É uma campanha a nível mundial, que visa a prevenção do suicídio e valorização da vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 90% dos casos, há maneiras de se evitar as mortes.