CIDADES

min de leitura - #

EPIDEMIA DE DENGUE CHEGA A 8 MUNICÍPIOS DA REGIÃO

Da Redação

| Edição de 01 de abril de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A epidemia de dengue avançou em mais um município da região. Com 4,6 mil habitantes e 18 casos da doença confirmados, Marumbi entrou nesta terça-feira na lista dos municípios do estado em epidemia de dengue. Com isso, sobe para oito o número de cidades com índice epidêmico da doença. Em uma semana, o Paraná registrou 11,2 mil novos casos, totalizando 87,9 mil registros. 

Na área da 22ª Regional de Saúde (RS) de Ivaiporã e 16ª RS de Apucarana são 2.603 casos confirmados da doença.
São considerados em epidemia - quando o número de casos é superior a razão de 300 para cada 100 mil habitantes. Primeiro município da região a registrar epidemia, Ivaiporã é o que tem maior número de casos, são 1.291 casos, mais de um terço do registrado em toda região. Outros municípios em epidemia são Jardim Alegre (231 casos), São Pedro do Ivaí (154), São João do Ivaí (136), Lunardelli (53), Godoy Moreira (153) e Sabáudia (61). 
Em todo estado são 364 municípios com registro da doença, 177 cidades em epidemia outras 32 em situação de alerta. Na região, estão em situação de alerta os municípios de Faxinal (41 casos), Arapuã (18), Lidianópolis (19), Rosário do Ivaí (10) e Marilândia do Sul (23).
Em Apucarana são 166 casos de dengue confirmados. Já Arapongas registra 128.

MORTES
Nenhuma morte foi registrada na região. Contudo, o boletim da dengue divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde registra 69 mortes confirmadas no Estado desde agosto de 2019. Nesta semana são 12 óbitos nos em Foz do Iguaçu, Cascavel, Florestópolis, Barbosa Ferraz , Atalaia, Centenário do Sul, Juranda, Itaúna do Sul, Medianeira, Primeiro de Maio, Rolândia e Sarandi.
Em Rolândia a doença vitimou um adolescente de 16 anos. Em Sarandi, um menino de 8 anos morreu. Em comum, além da pouca idade, os pacientes não tinham histórico de outras doenças.
“Estamos em epidemia no Paraná e o combate ao mosquito transmissor deve ser constante; os números estaduais mostram que a dengue exige alerta diário para eliminação dos criadouros e a população deve estar atenta às medidas preventivas, pois 90% dos focos do Aedes aegypti estão nos domicílios”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Há duas semanas, o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Estado promoveu mais uma ação de vistoria com remoção de criadouros em 17 cidades e com o apoio de soldados do Exército e da PM. “A vistoria atingiu mais de 5 mil imóveis com considerável retirada de lixo e de foco do mosquito; isso comprova mais uma vez que a eliminação do criadouro feita manualmente é a melhor forma de combater o transmissor da dengue e esta é uma tarefa de todos” disse o secretário. (COM AEN)