CIDADES

min de leitura - #

Equipamento reforça limpeza pública em Ivaiporã

Da redação

| Edição de 20 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Aquisição de roçadeira vai agilizar prestação dos serviços 
A Prefeitura de Ivaiporã adquiriu um novo equipamento para auxiliar nos serviços de limpeza urbana do município. Trata-se de uma roçadeira acoplada a um trator que vai facilitar a manutenção e limpeza do patrimônio público e dos terrenos particulares fiscalizados pela administração.

Imagem ilustrativa da imagem Equipamento reforça limpeza pública em Ivaiporã


Conforme o secretário de Meio Ambiente, Alaercio Bufalo, o novo equipamento será utilizado para serviços de limpeza canteiros, praças, terrenos baldios, dentre outros locais. “Com a roçadeira, vamos diminuir tempo e a quantidade de servidores que realizam o mesmo serviço. Vai agilizar bastante a atividade e poderemos remanejar nossas equipes para realizar outras funções”. 
Por enquanto, o Departamento de Meio Ambiente realiza os serviços nos terrenos pertencentes ao patrimônio público. “Temos que dar exemplo. É importante manter os terrenos limpos e conservados porque isso evita a proliferação de mosquitos transmissores de doenças e criminosos que podem se esconder nesses locais”, assinala Bufalo. 
Com o final do inverno, o Departamento de Meio Ambiente está intensificando a fiscalização junto aos terrenos de particulares.
Em Ivaiporã, o Código de Posturas do Município estipula aos proprietários de terrenos notificados o prazo de 15 dias para fazer a limpeza do terreno. Caso não seja feita no prazo, prevê a limpeza do terreno pelo município, que acarreta para o proprietário do imóvel, multas e despesas.
No entanto, conforme o secretário, o objetivo do governo municipal é conscientizar e incentivar os próprios donos a fazerem a manutenção de seus terrenos. “Queremos que as máquinas da prefeitura tenham como prioridade outros serviços para a população. Por isso, nossa ação sempre será conversar com o proprietário, pois nosso objetivo é manter todos os terrenos limpos e bem cuidados, oferecendo segurança a nossa gente, e sempre levar a todos um serviço público de qualidade”, garante Bufalo. (IVAN MALDONADO)