COLUNAS

min de leitura - #

Escola sem partido

Editoria de Política

| Edição de 29 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, anteontem, parecer favorável ao projeto “Escola sem partido”, que pretende restringir discussões sobre política, sexualidade e gênero nas escolas públicas estaduais. A proposta repete praticamente o mesmo texto de projetos semelhantes que vêm sendo apresentados por parlamentares evangélicos em câmaras municipais e assembleias de todo o País, sob a alegação de combater a doutrinação nas escolas. O projeto estabelece que seria proibido em sala de aula a prática de doutrinação política e ideológica, bem como a veiculação de conteúdo ou a realização de atividades de cunho religioso ou moral que possam estar em conflitos com as convicções dos pais ou responsáveis pelos estudantes. Os professores ficariam também proibidos de estimular seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas.

Licitação suspensa A Prefeitura de Apucarana teve suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) um processo de licitação visando a contratação de empresa de serviços de vigilância. O procurador Geral do Município, Paulo Sérgio Vital, informa que uma empresa que perdeu a concorrência ingressou com recurso, apontando erros nas planilhas de custos de outras três empresas.

Revogação Segundo Paulo Vital, o recurso ainda estava sob análise na Procuradoria Jurídica, quando surgiu ontem a determinação do TCE-PR, por meio de medida cautelar, impetrada pela mesma empresa. “Diante destas circunstâncias, vamos revogar a referida licitação para contratação de serviços de vigilância para praças esportivas, e refazer todo o processo”, anunciou o procurador.

Transparência O prefeito Beto Preto (PSD) reiterou ontem que o sorteio das 500 casas do residencial Solo Sagrado, previsto para domingo, no Ginásio de Esportes Lagoão, será bastante transparente e criterioso. “Todo o processo, conduzido pela Secretaria de Assistência Social, será mostrado em telão e também transmitido ao vivo pela internet, em link gerado no site da Prefeitura de Apucarana”, informou.

Lisura O evento no Lagoão começa às 8 horas e deve prosseguir até a tarde, com o sorteio de três grupos, obedecendo os critérios e prioridades previstas nas normas do Programa Minha Casa Minha Vida. “Estamos garantindo transparência total neste processo, no qual todas as pessoas que estão habilitadas ao sorteio possam acompanhar tudo de perto e conferir a lisura dos procedimentos”, frisa Beto Preto. 

Escola da GM O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), confirmou ontem a compra do prédio de uma escola evangélica onde, segundo ele, vai funcionar a Escola da Guarda Municipal, destinada a alunos de 1ª a 4ª série. Ali, eles já receberão uma formação de cidadania e disciplinar. Depois ingressarão no Colégio Militar que o Município já está pleiteando junto ao Estado.

Pedindo outra O prefeito Sérgio Onofre fez questão de buscar a governadora Cida Borghetti (PP) na entrada de Arapongas, ontem, para mostrar a ela bairros que estão precisando de escola estadual. Durante a inauguração da sede da Ciretran, Onofre pediu publicamente a construção de uma unidade no bairro Alto da Boa Vista e acabou sendo atendido.

Mauá da Serra Já o prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff (PTB), agradeceu emocionado à governadora Cida Borghetti pela liberação de R$ 5 milhões para construção de um novo colégio estadual. Ele lembrou que desde seu mandato anterior, em 2011, vinha lutando para conseguir esta importante escola, que vai atender a alunos da parte oeste da cidade.

Representante O secretário municipal de Governo, Laércio de Moraes, representou o prefeito Beto Preto, ontem, em Arapongas, na liberação de convênio por parte da governadora Cida Borghetti para reforma do alojamento do Colégio Agrícola. O recurso, no valor de R$ 200 mil, foi repassado à diretora do colégio, Rosiney Pimenta Campos.

Dever cumprido O deputado federal eleito Pedro Lupion (DEM) enalteceu ontem o trabalho de Cida Borghetti como governadora em poucos meses, ao substituir o então governador Beto Richa (PSDB), que deixou o cargo para concorrer ao Senado. Segundo ele, a Cida realiza uma excelente administração e vai deixar o cargo no final do ano ciente do dever cumprido.

Vapt Vupt

Pequenos municípios do Paraná têm sido bastante beneficiados com recursos do governo do Estado.                 
No Vale do Ivaí, praticamente todos receberam investimentos nos governos de Beto Richa e Cida Borghetti.         
Prefeituras da região já preparam projetos para serem encaminhados ao futuro governador Ratinho Jr.             
Com a receita em baixa, municípios dependem dos governos federal e estadual para fazer investimentos.