COLUNAS

min de leitura - #

Expoagri em Apucarana

Editoria de Política

| Edição de 23 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após o término dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), quando Apucarana recebeu mais de 5 mil visitantes durante nove dias, a cidade se prepara agora para a realização da Expoagri. A tradicional exposição de alunos da escola-fazenda do Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas terá neste ano uma seleta programação técnica voltada à pesquisa no campo e muitos atrativos culturais. “A partir de agora, a Prefeitura de Apucarana também participa da organização e o espaço da exposição será ampliado para a Rua Marcílio Dias, com atrações musicais – que incluem Conrado e Alecsandro, e Bruna Viola - e praça de alimentação”, anuncia o prefeito Junior da Femac (PDT).

Turismo A Expoagri acontece nos dias 15, 16 e 17 de agosto e pretende atrair para Apucarana o cenário cultural e sertanejo de toda a região, com shows musicais gratuitos, exposição de trabalhos e palestras com foco no agronegócio. “Nós desejamos fomentar o turismo temático rural e a Expoagri é uma excelente oportunidade para isso. Vale ressaltar ainda que, com as novas políticas voltadas ao setor, a cidade vem atraindo empresas do agronegócio”, assinala Junior da Femac. 

Sema A Prefeitura de Apucarana inaugura amanhã a nova sede própria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). O novo prédio, situado no Parque Jaboti, está recebendo os últimos reparos para acomodar toda a estrutura da Sema. O prefeito Junior da Femac fará a entrega do prédio em ato previsto para as 16 horas desta quarta-feira. Ele adianta que uma patrulha ambiental da Guarda Municipal irá atuar constantemente junto à Sema. 

Escolas Com a liberação ontem da licitação para reforma e ampliação da Escola Municipal José Idésio Brianezi, situada no Núcleo João Paulo I, agora vão faltar apenas mais três prédios para receber melhorias. “Desde 2013, na gestão Beto Preto, já foram revitalizadas 56 escolas e creches, com investimento de R$ 44 milhões”, lembrou o prefeito Junior da Femac. 

Vistoria surpresa O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, fez ontem uma visita surpresa ao Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina. Ele fez uma vistoria - sem aviso prévio -, das condições da unidade de saúde que atende a região e que vinha sendo vítima de fake news nas últimas semanas. Ele comprovou serem todas improcedentes. Após percorrer todos setores do hospital e conversar com funcionários, o secretário atendeu a Imprensa local, reiterando as boas condições da instituição.

Infundadas - Conforme já havia alertado Marcello Augusto Machado, diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), que administra o Hospital Regional, “as críticas infundadas e isoladas tinham o claro intuito de desestabilizar e causar danos à população atendida pelo hospital”.

Palestras O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), recebeu ontem a visita de Jorge Nishikawa, ex-presidente da Escola Nipo-Brasileira. Nishikawa convidou Molina para participar de duas palestras sobre educação que serão ministradas no espaço cultural daquela escola no dia 30 de julho, com início às 19 horas. Palestras estarão a cargo dos especialistas em cultura japonesa Paulo Matsuo e Hidemitsuo Miyamura.

Concurso público A Prefeitura de Jandaia do Sul deverá publicar dentro de 30 a 40 dias edital de concurso público para contratação de novos servidores para diferentes áreas, conforme as necessidades da administração municipal. Segundo o prefeito Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, o único problema no momento é achar locais apropriados para realização do concurso, que deve receber grande número de inscritos.

Governo I Uma pesquisa Datafolha apontou que quatro em cada dez brasileiros não consegue citar uma medida do governo de Jair Bolsonaro (PSL) nos primeiros seis meses de gestão. Questionados sobre o que de melhor havia feito o presidente no período, 39% dos entrevistados responderam "nada". Outros 19% não souberam responder à pergunta.

Governo II De acordo com o instituto, o percentual de brasileiros que não destacam qualquer ação positiva do governo no período ("nada") sobe para 45% entre as mulheres; para 46% entre entrevistados do Nordeste; e 52% para fiéis de religiões de matriz africana. O número chega a 76% na faixa dos que avaliam a gestão como "ruim ou péssima".

Vapt Vupt

As eleições para prefeito, vice e vereador, que acontecem em 2020, já movimentam lideranças políticas da região.
Pré-candidatos a prefeito e a vereador trabalham nos bastidores na tentativa de obter a simpatia dos eleitores.
Em alguns municípios, as tradicionais pesquisas eleitorais de “caixa de sapato” também já estão circulando.
Em função da crise econômica e do desgaste político, alguns prefeitos da região não cogitam disputar a reeleição.