CIDADES

min de leitura - #

Familiares de presos fazem protesto

IVAN MALDONADO IVAIPORÃ

| Edição de 14 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Aproximadamente 20 mulheres e familiares de presos sob custódia na Cadeia Publica de Ivaiporã organizaram uma manifestação na manhã de ontem, em frente à unidade, que fica anexa à delegacia. A manifestação que começou por volta das 9h30 durou cerca de uma hora. Os manifestantes reivindicavam o direito de visita e entrega de itens como roupas e alimentos aos presos. A restrição a visitas foi determinada pelo Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) até o próximo dia 27. 

De acordo com a esposa de um dos internos que não quis se identificar, elas têm sido impedidas de ver os parentes. “Não sabemos como eles estão lá dentro. Nos impediram de entregar comida e até produtos de higiene pessoal ”, afirma. 
Outra reclamação é com relação da alimentação servida aos internos. “A gente traz a comida porque sabe que é péssima. As marmitas vêm de fora e algumas vezes chegam azedas para o pessoal”. 
Conforme informações do delegado da 54ª DRP, Aldair da Silva Oliveira a suspensão foi determinada pelo Depen em virtude da fuga de 14 presos na semana passada. “É uma medida de segurança que acontece no estado inteiro. Sempre que há fuga ou tentativa, o Depen tem alguns procedimentos operacionais que são padrão”, relata Oliveira. 
Ainda segundo o delegado, até que se tenha uma noção do que realmente está acontecendo, o Depen toma essas medidas de restrição. “Por mais que os profissionais sejam diligentes, somos só 12 funcionários cerca de 180 presos, muitas e muitas visitas. Sempre acaba entrando uma coisa ou outra que auxilia na fuga, alguns recursos para poderem escavar os buracos ou se dedicarem a algumas outras atividades, ou até mesmo drogas”, comenta. 
Com relação à comida servida aos detentos, o delegado diz que vai questionar a empresa que faz o fornecimento das marmitas.
Na noite de anteontem (12), os agentes de cadeia e investigadores de plantão flagraram e apreenderam celulares quase meio quilo de maconha que estavam sendo arremessados do lado de fora da cadeia para o solário. Ninguém foi preso. (IVAN MALDONADO)