CIDADES

min de leitura - #

Faxinal capacita catadores para coleta seletiva

DA REDAÇÃO

| Edição de 30 de março de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Faxinal está finalizando os preparativos para implantação da coleta seletiva de resíduos. Com barracão, maquinário e caminhão para coleta disponíveis, os catadores que atualmente integram a Cooperativa de Reciclagem do município passaram por capacitação para operar o maquinário que será utilizado na Usina de Materiais Recicláveis do Município.

A usina está equipada com veículo para transporte de resíduos recicláveis, prensa multicaixa, carrinho para movimentação de fardos, elevador, balança eletrônica, linha de triagem, entre outros. O veículo e equipamentos foram cedidos pelo Governo do Estado.
A expectativa segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Letícia Zakaluka Cantagallo, é que a usina impulsione a renda dos familiares que dependem deste serviço. “Assim que a coleta seletiva for implantada os catadores passaram a trabalhar com fardamento, equipamento de proteção individual e ainda receberão todo apoio da prefeitura. Já temos o caminhão que vai fazer a coleta do material reciclável de toda a cidade, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com inclusão social”, pontua Letícia.
Segundo ela, a pandemia está trazendo algumas dificuldades para prefeitura iniciar o serviço. Um deles é a contratação de um motorista para o caminhão de coleta. “Não temos funcionário disponível no quadro da prefeitura e também não podemos fazer concurso, vetado pela legislação”, comenta. 
Ela destaca que a prefeitura está preparando uma campanha de conscientização para a população aderir à separação dos resíduos recicláveis. Atualmente os catadores separam os materiais recicláveis que são descartados junto com o lixo comum.
Faxinal produz 3,8 toneladas de resíduos diariamente. A estimativa é que 1,4 tonelada seja de material reciclável.