OPINIÃO

min de leitura - #

Fortalecimento do ensino superior é fundamental

Da redação

| Edição de 06 de dezembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Ministério da Educação (MEC) está disponibilizando uma cota estimada em R$ 5,3 milhões para dar início as obras do campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Jandaia do Sul. Instalada na cidade desde 2012, a instituição e a região aguardavam com ansiedade esse aporte financeiro para, enfim, fazer o projeto do campus sair do papel.
Atualmente ofertando cinco cursos, a instalação da UFPR foi apontada como uma das maiores conquistas de Jandaia do Sul na área de ensino, com expectativa de se tornar um divisor de águas em relação ao processo de desenvolvimento no município.
Uma expectativa que só vem a se consolidar com a construção da sede própria do campus. Com a liberação dos recursos, a UFPR lança o edital e deve iniciar a construção das obras de infraestrutura no primeiro semestre de 2018. Outros R$ 45 milhões estão garantidos pelo MEC para construção dos blocos de três blocos de salas de aulas e laboratórios.
Atualmente, a UFPR mobiliza cerca de 800 alunos. Boa parte dos estudantes vem de fora, em um processo que não apenas incentiva áreas econômicas do município, com aumento da demanda por habitação, lazer e serviços, como abre as portas para um intercâmbio saudável entre os estudantes, professores e a comunidade acadêmica com a cidade.
No processo de formação dos profissionais dos cinco cursos ofertados: Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação, além dos cursos de pós-graduação, a universidade atua em uma série de projetos junto à comunidade local.
A oferta de ensino superior público e de qualidade cria vínculos duradouros entre município e instituição e é uma porta aberta para um tipo de desenvolvimento sem ‘contra-indicação’ social ou ambiental.  
Pelo contrário, traz enormes ganhos nessa área por conta da melhoria, a médio e longo prazo, da qualificação da comunidade envolvida, dos níveis de escolaridade da população e da abertura de novos campos profissionais e de negócios.
O fortalecimento da UFPR em Jandaia do Sul, bem como do campus da Unespar e UTFPR em Apucarana - instituição que a cada dia avança tanto em investimentos quanto na relação com a comunidade - e o IFPR em Ivaiporã é fundamental não apenas para os municípios sede, mas para todo o Vale do Ivaí. 
A região, que passou décadas e décadas dentro de um perfil econômico lastreado apenas pela agropecuária pode alçar novos caminhos para o desenvolvimento.