CIDADES

min de leitura - #

Futuro ministro tem ligação com Apucarana

Renan Vallim

| Edição de 01 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Futuro ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro (PSL), Ricardo Vélez Rodríguez mantém forte ligação com Apucarana. Ex-professor da Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar), foi no município que ele conheceu a esposa, a apucaranense Paula Prux. Colegas de trabalho e familiares reforçam a competência de Rodríguez e esperam um grande desempenho dele à frente da pasta.

Ricardo Vélez Rodríguez tem 75 anos, nasceu em Bogotá, na Colômbia, mas se naturalizou brasileiro em 1997. Tem graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em filosofia. Ele foi indicado para o Ministério da Educação pelo filósofo Olavo de Carvalho. Desde 2014, é professor na Faculdade Positivo, de Londrina, onde mora desde 2013.
Especializado no pensamento liberal e político brasileiro, o professor atuou em diversas universidades na Colômbia e no Brasil, lecionando ou pesquisando sobre temas como filosofia política e ética. Lecionou na Universidade Gama Filho (1983-2002), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985-1990) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (1985-2013). Na década de 1980, foi professor colaborador da Escola de Comando e Estado Maior do Exército Brasileiro, onde é professor emérito.

Imagem ilustrativa da imagem Futuro ministro tem ligação com Apucarana

A primeira passagem de Rodríguez por Apucarana aconteceu em 2005. Na época, ele morava em Juiz de Fora e veio à Facnopar acompanhando o jurista Miguel Reale, que deu uma palestra na instituição. Diretor da Facnopar à época, o advogado apucaranense Edson Carlos Pereira lembra que o futuro ministro desenvolveu, a partir daquele encontro, diversos projetos na faculdade.
“Junto a um grupo de notáveis do Direito, ele ajudou a criar o Instituto de Humanidades, que era um centro de discussão filosófica e jurista. Também participou da criação do Curso de Humanidades e Filosofia, que inclusive rendeu um livro, e da revista Disputationes, voltada para o Direito, entre outras iniciativas. Foi uma época fantástica da Facnopar, de enorme avanço intelectual, e o professor Ricardo foi uma das bases principais deste contexto”, destaca.
De acordo com Pereira, o filósofo tem grande conhecimento. “Ele é uma pessoa de mente muito aberta, extremamente educado e com enorme sabedoria. Uma pessoa muito ligada à Educação, conhece a área como poucos. Para mim, uma das maiores características de Ricardo é seu instinto observador. É um excelente nome para o ministério, sem dúvida nenhuma”, afirma.
FAMILIARES
Foi em Apucarana que Rodríguez conheceu Paula Prux, com quem se casou. Paula tem 34 anos, é de Apucarana, bacharel em Direito e tem envolvimento com causas dos Direitos Humanos. O casal tem um filho, Pedro, de seis anos. Pai de Paula, o advogado apucaranense Oscar Ivan Prux afirma que o futuro ministro vem a Apucarana frequentemente.
“Ricardo é o maior intelectual que tive o prazer de conhecer. Uma pessoa extremamente humilde, com um conhecimento muito acima do normal. Ele tem mais de 30 livros publicados e mais de cinco milhões de citações em trabalhos acadêmicos no Brasil, na Colômbia e em outros países também. É um grande intelectual e uma pessoa muito boa”, diz Oscar.
Ele ressalta ainda a capacidade técnica de Rodríguez. “Ele chegou pela via técnica e não pela política, acho que isso é muito importante destacar. Ele foi sabatinado pelo novo governo e provou sua capacidade, como não poderia deixar de ser. Que Deus ilumine a sua trajetória no Ministério da Educação e que o Brasil avance”, completa.