CIDADES

min de leitura - #

GM de Arapongas implanta setor de inteligência

Aline Andrade

| Edição de 06 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Guarda Municipal de Arapongas conta agora com um setor de inteligência, para coletar informações relacionadas ao crime na cidade. O serviço trabalha com um número de WhatsApp para denúncias anônimas da comunidade. O número 43 99614-6369 pode ser utilizado pela população, sem necessidade de identificação.

Imagem ilustrativa da imagem GM de Arapongas implanta setor de inteligência


O setor de inteligência foi formalizado através de um decreto em 12 de março deste ano, mas o levantamento de dados para o combate ao crime já vinha sendo executado pela GM muito antes, ainda informalmente, como revela o inspetor da GM Luís Henrique Micheletti, coordenador do setor de inteligência.
“Somente neste ano, a inteligência já foi corresponsável por 7 prisões em pouco menos de 3 meses”, revela. Ele enfatiza a importância da participação da comunidade com informações anônimas. “O principal benefício do serviço de inteligência é a organização do trabalho e o planejamento de ações futuras dependendo do que é identificado como problema, e a população tem papel fundamental nesse processo com denúncias através do nosso WhatsApp 43 99614-6369. A comunidade pode ter certeza que todos os casos que chegarem até nós, serão averiguados”, afirma.
Micheletti explica que o setor de inteligência da GM nada mais é do que a coleta de dados feita nas ruas com abordagens, prisões e informações anônimas. “As informações apuradas ajudam no trabalho diário, pois dessa forma as equipes sabem melhor como atuar e onde atuar. Essa coleta também é remetida a outros órgãos que solicitam, como já acontece com o Ministério Público e a Polícia Civil”, conta.
A coordenadora geral da Guarda Municipal de Arapongas Inspetora Michele de Oliveira Ribeiro acredita que o serviço, em parceria com a comunidade, tem rendido excelentes resultados. “Nosso setor de inteligência trabalha hoje a favor da comunidade e em apoio aos demais setores da Guarda Municipal”, afirma Inspetora GM Michele de Oliveira Ribeiro, coordenadora geral da corporação.
O delegado adjunto da 22ª Subdivisão Policial de Arapongas Ricardo Jorge Rocha Pereira Filho, acredita que o trabalho de inteligência da GM contribui de forma significativa para o combate ao crime na cidade.
“Os relatórios produzidos por esse serviço vão orientar a tomada de decisões do patrulhamento, do policiamento. Um dos modelos de policiamento existentes mais modernos é o orientado pela inteligência, porque facilita a identificação de autores, pontos onde estão ocorrendo os crimes, e, com essas informações trazidas para a Polícia Civil, o trabalho de repressão de crimes e dos focos de criminalidade fica mais eficiente. Um trabalho amplo e complexo, mas absolutamente necessário e bem-vindo”, pondera o delegado.