CIDADES

min de leitura - #

GM fiscaliza torneios de pipas

Da Redação

| Edição de 19 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Guarda Civil Municipal de Apucarana está intensificando operações para fiscalizar a realização de torneios de pipas, bem como uso de cerol. No domingo, um motociclista teve o pescoço ferido após enroscar em uma linha com cerol no Residencial Mega Park. Segundo a corporação, no dia do acidente, três eventos do gênero estavam sendo realizados no município.

O motociclista, de 21 anos, Paulo César da Silva Pedroso, 21 anos, foi socorrido e encaminhado ao Hospital da Providência onde, segundo informação de familiares, ele se recupera de um corte de cerca de 20 cm no pescoço. O rapaz precisou passar por um procedimento de reconstrução de veias. “Se ele estivesse correndo eu estaria sepultando meu filho, um jovem de 21 anos, por causa de uma pipa”, comentou a mãe do rapaz, Sidineia Pedroso.
Segundo o comandante da GM, Alessandro Carletti, os festivais costumam ser organizados através das redes sociais. “Esses eventos são irregulares. Vale lembrar que não é permitido soltar pipas em espaços onde há fiação elétrica mesmo sem uso do cerol ou da chamada linha chilena”, comenta.
Segundo Carletti, dois festivais de pipas foram encerrados pela GM anteontem, um na região do Residencial Sumatra. A GM e a Polícia Militar também encerrou outro torneio no Residencial Cazarin. Linhas foram apreendidas. “Além da questão do cerol, esses festivais também desrespeitam as determinações de prevenção do Covid-19. Todos os materiais apreendidos serão destruídos”, comenta.

ARAPONGAS
Em Arapongas, a GM também vem atuando em relação ao problema. No último sábado, em fiscalização realizado no San Raphael, Corina Pugliese, Mônaco e Casa Blanca, várias pessoas foram abordadas e apreendidos carretéis de linha com cerol, pipas e outros utensílios. Em Arapongas, uma lei municipal proíbe o uso e vende de linha chilena e institui multa em caso de flagrante. (aline andrade e adriana savicki)