OPINIÃO

min de leitura - #

Grupos que avisam sobre blitz prestam desserviço

Da Redação

| Edição de 09 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Polícia Militar (PM) está agindo com rigor no combate ao uso de aplicativos de mensagens ou redes sociais para avisar os locais de blitze no trânsito em Apucarana e Arapongas. Nesta semana, a PM desarticulou o grupo do WhatsApp “Trânsito Arapongas”, que informava sobre operações policiais e também discutia a prática de outros crimes. 

Usar aplicativos para avisar a localização de blitze de trânsito é crime. A divulgação de ações policiais pode ser interpretada com base no artigo 265 do Código Penal, que tipifica o crime de atentar contra um serviço público, no caso o trabalho das autoridades de trânsito. Os membros podem ser punidos com até cinco anos de prisão. Além da questão legal, esse tipo de comportamento revela falta de comprometimento com a coletividade. É preciso ter mais informações sobre a importância dessas operações policiais. 
As blitze têm como objetivo garantir um trânsito mais seguro, na medida em que retiram de circulação motoristas que desrespeitam as leis, andando sem documentação ou sob efeito de bebidas alcoólicas. Além disso, essas operações interceptam criminosos, que têm mandados abertos ou estão trafegando com armas e drogas. 
O comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), capitão Ademir da Fonseca Junior, apresentou números da violência no trânsito em Arapongas para justificar a importância dessas operações. Segundo ele, grande parte dos acidentes registrados no ano passado em Arapongas tem relação com infrações de trânsito. Relatório da PM aponta que foram 919 acidentes, com 503 feridos e 11 mortes. Conforme o oficial, a maioria dos acidentes tem entre os envolvidos motoristas sem habilitação, dirigindo sob efeito de álcool e conduzindo acima dos limites de velocidade. 
É preciso, portanto, ter uma visão mais consciente em relação às blitze. Essas operações são benéficas para toda coletividade. Apenas os motoristas em situação irregular terão problemas. Quem está com a documentação em dia e respeita as regras de trânsito não tem porque sentir-se constrangido ou tentar fugir dessas operações. 
Esses grupos acabam alcançando todo tipo de pessoa, inclusive criminosos. Dessa forma, a pessoa que divulga uma blitz acaba colocando toda a comunidade em risco, porque a polícia poderá deixar de prender um potencial criminoso. 
As operações visam garantir e reforçar a importância de uma conduta respeitosa no trânsito. Portanto, esses grupos do WhatsApp acabam prestando um desserviço à sociedade.