COLUNAS

min de leitura - #

Impasse e resistência

Editoria de Política

| Edição de 07 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O impasse entre deputados e senadores para a criação de uma comissão mista da reforma tributária começou a se desfazer nesta quinta-feira – ao menos do lado da Câmara. Acertou-se que o número de parlamentares de cada casa legislativa passará de 15 para 20. Essa era uma reivindicação dos deputados. Eles queriam, na verdade, ocupar mais cadeiras do que os senadores, o que acabou não ocorrendo. A informação foi confirmada pelos líderes do MDB, Baleia Rossi (SP), e do DEM, Efraim Filho (PB). Do lado do Senado, porém, ainda há resistência: líderes querem que o governo envie antes sua proposta. O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), acredita que a comissão será instalada na próxima semana. Vice-presidente da comissão mista, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA) disse que vai insistir para que os deputados ocupem maior número de cadeiras.

Rumos do MDB O presidente do MDB de Apucarana, Petrônio Cardoso, marcou a convenção municipal do partido para o próximo dia 29, às 9 horas, na Câmara de Vereadores. Da pauta consta uma ampla discussão sobre o fortalecimento do partido visando as eleições de outubro deste ano, quando serão eleitos prefeito, vice e vereadores. Já no dia 12 de março o partido vai receber a visita do ex-governador e ex-senador Roberto Requião para um bate-papo com a militância.

Moção de Aplausos A Câmara de Vereadores de Apucarana vai realizar no próximo dia 20, com início às 19h30, no plenário do Legislativo, sessão específica para entrega de Moção de Aplausos ao Monsenhor Roberto Carrara, ex-pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A homenagem, aprovada por unanimidade, é uma iniciativa do vereador Marcos da Vila Reis (PSD), tendo em vista o importante trabalho que o padre realizou durante muitos anos em favor da comunidade apucaranense.

Cartório Eleitoral Para quem não sabe, o Cartório Eleitoral de Apucarana continua atendendo à comunidade provisoriamente numa das salas do Fórum Desembargador Clotário Portugal, na área central da cidade, até o término das obras de reforma do seu prédio localizado na região do Jaboti. Eleitores que tiveram títulos cancelados por um motivo ou outro podem regularizar sua situação até 6 de maio. O cartório também está fazendo novos títulos e transferências.

Beto na Amunpar O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, estará em Paranavaí nesta sexta-feira, para falar sobre o cenário da dengue no Paraná e na região, as estratégias e ações do governo e as medidas que precisam ser continuadas, em conjunto com os municípios. O assunto será tratado durante evento de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), com início às 10 horas, na sede da Amunpar.
Fora do Governo O secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost (PSD), confirmou nesta semana que vai deixar o cargo no governo do Estado até o próximo dia 2 de junho para ser candidato a prefeito de Curitiba. O lançamento da pré-candidatura de Leprevost será no final de março. Em 2016, o parlamentar disputou o segundo turno da eleição municipal na Capital, fazendo cerca de 40% dos votos válidos.

Visita da Michelle A primeira-dama Michelle Bolsonaro e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, cumprem agenda hoje no Paraná. Às 10 horas, eles estarão na Academia da Polícia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, onde serão recebidos pelo governador Ratinho Jr., deputados estaduais e pelos prefeitos de São José dos Pinhais, Antônio Fenelon, e de Curitiba, Rafael Greca. Serão entregues veículos para atender a Rede de Proteção Básica e Especial do SUS, às Apaes e outras entidades.

Decisão derrubada A Câmara dos Deputados derrubou na noite de quarta-feira (5) a decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia determinado o afastamento do mandato do deputado José Wilson Santiago (PTB-PB). Foram 170 votos a favor do afastamento. Eram necessários 257 (metade da composição da Casa). Votaram contra 233 deputados e houve sete abstenções. 

Corrupção O deputado Santiago foi afastado por uma medida cautelar do ministro do STF Celso de Mello em 19 de dezembro. Na decisão, o ministro argumentou que Santiago colocou o mandato “a serviço de uma agenda criminosa”. Ele foi denunciado pela Procuradoria Geral da República em dezembro passado pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa por supostamente ter desviado recursos destinados à construção da adutora Capivara no Sertão da Paraíba.

Vapt Vupt

A maioria dos prefeitos da região cumpriu compromissos fora de seus municípios durante esta semana.           
Parte deles teve em Cascavel prestigiando a visita do governador Ratinho Junior ao Show Rural.           
Outros se dividiram em viagens para Curitiba, Brasília e São Paulo, em busca de novos projetos.       
Pré-candidatos a prefeito e a vereadores já começam a dar as casas na maioria dos municípios da região.