CIDADES

min de leitura - #

Irmãos se reencontram na UPA depois de 30 anos

Vanuza Borges

| Edição de 23 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um encontro inusitado ocorreu ontem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Apucarana. Dois irmãos, que não se viam há mais de 30 anos, se reencontram em um dos quartos da unidade, onde foram encaminhados para internamento. Paulino Silvério da Silva, 96 anos, morador de Apucarana, e Divina Maria dos Passos, 93 anos, moradora de Marilândia do Sul, apesar das limitações físicas, não contiveram as lágrimas. A emoção tomou conta das filhas e de todos que estavam no quarto. 

Imagem ilustrativa da imagem Irmãos se reencontram na UPA depois de 30 anos

Coincidentemente, os dois deram entrada na unidade médica ontem à tarde e foram parar no mesmo quarto. Quando Judite Bento da Silva, 58, entrou com o pai, seu Paulino, no quarto, se deparou com a prima Castorina do Rosário dos Santos, 57, que estava acompanhando a mãe, dona Divina. “Ela (Castorina) que me reconheceu. A última vez que nos vimos foi em 1984, quando a tia Divina veio nos visitar, recorda Judite.
Castorina revela que, de início, ficou em dúvida se era mesmo o tio. “Eu achei meio familiar a aparência e resolvi perguntar o nome dele”, conta. Depois da confirmação, a emoção marcou o reencontro.
Divina foi internada com um quadro acentuado de gripe. Já Paulino teve uma convulsão. Mesmo com dificuldade de ouvir, ele diz: “Estou muito emocionado e feliz”. Emocionadas também ficaram as filhas que tiraram uma lição dessa história. “Nunca aconteceu nada para deixarem de se verem. Sempre souberam o endereço um do outro, mas foram perdendo o contato. Ficavam sabendo um do outro através de familiares. Isso serve para a gente não se deixar se perder na correria do dia a dia”, diz Judite.
(VANUZA BORGES)