CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã promove encontro de capoeiristas

Da Redação

| Edição de 07 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã e a Escola de Capoeira Zoeira Nagô realizarão o 2º Gingando no Parque, no próximo sábado e domingo, quando dezenas de capoeiristas irão se confraternizar com o grão-mestre Sergipe (Antônio Rodrigues dos Santos), que é pioneiro da capoeira no Paraná, e com o fundador do Grupo Zoeira Nagô, mestre Bacico (Geraldo Ferreira da Silva).

A abertura será realizada, no sábado, às 15 horas, no Centro da Juventude, onde será ministrada Oficina de Confecção de Berimbau, acompanhada pelo grão-mestre Sergipe e pelo mestre Bacico. 
No domingo, a partir das 9 horas, haverá uma grande confraternização no Centro da Juventude com participação de capoeiristas e familiares. O 2º Gingando no Parque no Parque Jardim Botânico tem início às 15 horas. O contramestre Izaltino Neto informou que haverá apresentações de capoeira com aula recreativa e pedagógica, piquenique e roda de encerramento. Há 4 anos, Izaltino Neto, que é policial militar lotado na 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã, criou o projeto social “Adote um Futuro Campeão – capoeira é educação”, que tem como objetivos promover a cidadania, combater o uso de drogas, estimular a prática do esporte e resgatar a autoestima de crianças e adolescentes. 
“Trabalho nas ruas há 13 anos e observo o crescimento da criminalidade. Por isso, conclui que é possível combater o crime educando por meio da capoeira”, justificou Izaltino Neto, que é capoeirista há 26 anos. (DA REDAÇÃO)