COLUNAS

min de leitura - #

Lula impedido de votar

Editoria de Política

| Edição de 13 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná negou ao ex-presidente Lula (PT) o direito de votar nas eleições deste ano enquanto estiver preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba. O petista cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Pela lei, presos cuja condenação ainda não transitou em julgado - caso do ex-presidente, que mesmo condenado em segunda instância ainda tem recursos - podem votar. Para a existência de uma seção eleitoral no local, o Código Eleitoral estabelece o número mínimo de 50 eleitores. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reduziu para o mínimo de 20 eleitores aptos em estabelecimentos penais. O desembargador Luiz Taro Oyama, presidente do TRE-PR, afirmou que, em consulta aos outros detentos no prédio da PF,, não foi possível chegar ao número mínimo de eleitores para a instalação de uma urna.

Otimismo O projeto de desenvolvimento industrial que Apucarana contratou junto à Agência Paraná Desenvolvimento começa a ser implementado e a expectativa é das melhores, segundo o prefeito Beto Preto (PSD). Ele diz que está sendo preparado um ambiente industrial para o futuro. “Vale ressaltar que estamos ganhando um parque industrial planejado, como nunca existiu na cidade”.

Ratinho Jr Beto Preto reafirmou ontem que está empenhado na eleição de Ratinho Júnior (PSD) para o governo, no primeiro turno. “A campanha está se desenvolvendo de maneira satisfatória em Apucarana e no Vale do Ivaí, a exemplo do que ocorre também em outras regiões do Estado e temos todas condições de ganhar com Ratinho Júnior”.

Precatórios Beto Preto interrompe hoje o ritmo de campanha política para cumprir agenda em Brasília. Ele lidera comitiva da Frente Nacional de Prefeitos em audiências nos ministérios da Casa Civil e Fazenda, Banco do Brasil e Tesouro Nacional. Comitiva quer que o governo cumpra a Emenda Constitucional 99, que prevê condições mais favoráveis aos municípios para quitação de precatórios. 

Osmar de volta? Depois da prisão do ex-governador Beto Richa (PSDB), candidato ao Senado, lideranças de oposição passaram a sonhar com a volta de Osmar Dias (PDT) na disputa pelo governo. O raciocínio é que os dois candidatos à frente das pesquisas, Ratinho Júnior (PSD) e Cida Borghetti (PP), pertencem ao grupo de Beto Richa. Osmar Dias poderia tirar proveito.

Senado Especula-se ainda a possibilidade de o candidato ao Senado, Nelton Friedrich (PDT), renunciar à segunda vaga ao Senado da coligação em favor de Gustavo Fruet (PDT), hoje candidato a deputado federal. Assim, os grupos políticos de Beto Richa, Cida Borghetti (PP) e Ratinho Jr. (PSD) passariam de favoritos a candidatos a uma derrota.
Direito de resposta O ministro Luis Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu ontem direito de resposta ao candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) na propaganda de rádio do adversário Geraldo Alckmin (PSDB). Alegação é que houve montagem ao reproduzir entrevista dele ao Jornal Nacional sobre a PEC das Domésticas.

Notícia falsa Na propaganda, a campanha de Geraldo Alckmin reproduz um trecho da resposta de Jair Bolsonaro, no qual o candidato do PSL afirmou ter sido o único deputado a votar contra a proposta, que deu mais direitos a empregados domésticos. A propaganda, porém, não mostra o restante da resposta, no qual Bolsonaro explica os motivos que o levaram a votar contra a PEC. 

Carreata O candidato a deputado estadual Sidney da Kairos (PSB) e seu grupo de apoio promoveram ontem à tarde uma carreata em Apucarana, reunindo dezenas de veículos. Sidney da Kairos se diz animado com sua candidatura que, segundo ele, a cada dia é bem recebida não só em Apucarana como no Vale do Ivaí e em outras regiões.

Nova chefia A nutricionista Larissa Valentim, de Borrazópolis, é a nova chefe do escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social de Apucarana. Ela foi nomeada neste mês pela governadora Cida Borghetti (PP). O escritório atende a 13 municípios. Larissa, inclusive, já iniciou os trabalhos de planejamento e visitas aos municípios.

Sincronização O vereador Erasmo Antônio Sermidi, de Jandaia do Sul, está sugerindo à administração municipal a implantação de sincronização dos semáforos existentes ao longo da Avenida Getúlio Vargas, que é extensa e corta toda a área central da cidade. Ele argumenta que a medida permite maior fluidez no tráfego de veículos e maior segurança no trânsito. 

Vapt Vupt

Candidatos a deputado estadual e federal correm contra o tempo para as eleições de 7 de outubro.           
A partir de hoje faltam apenas 24 dias para o pleito eleitoral, um tempo curto para pedir votos aos eleitores.         
Sem recursos, candidatos a deputado de Apucarana, na sua maioria, fazem campanha do corpo a corpo.         
Alguns concorrentes a deputado da região ainda conseguem fazer arrastões com bandeirolas nas cidades.