COLUNAS

min de leitura - #

Materiais escolares

Editoria de Política

| Edição de 20 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Beto Preto (PSD) anunciou ontem que o lançamento do novo pacote de materiais escolares aos alunos, nas trinta e sete escolas municipais de Apucarana, acontecerá neste meio de semana. Ele justificou que a secretária de Educação, professora Marli Fernandes, precisou viajar ontem a Brasília, onde cumpriria agenda no período da tarde. Segundo o prefeito, o ano letivo de 2018 começou ontem para as turmas do ensino básico e, em materiais escolares e uniformes, a Prefeitura de Apucarana investiu R$ 2,6 milhões. “Nós temos um currículo único para todas as escolas, material pedagógico de excelente qualidade, formação continuada de professores, investimentos permanentes na estrutura física e em equipamentos, novos veículos para transporte escolar e uma merenda escolar premiada, beneficiando mais de 11 mil crianças”, comenta Beto Preto, reiterando que a educação tem sido tratada com o respeito que merece.

Parque da Juruba Ainda nesta semana, o prefeito Beto Preto irá lançar as obras estruturais do novo Parque Industrial da Juruba, na região sul de Apucarana. Segundo ele, já está tudo preparado para o início da primeira etapa, com a urbanização completa da área, iluminação pública, rede de água e melhoria do acesso.

Com asfalto Na primeira etapa do Parque Industrial da Juruba, a Prefeitura de Apucarana irá liberar cerca de trinta lotes para instalação de empresas de diversos ramos de atividade. E, depois, gradativamente, novas etapas serão concluídas. “É interessante citar que nunca na história de Apucarana um parque industrial foi liberado com asfalto e toda essa estrutura”, disse Beto Preto. 

Uvepar O Encontro Regional de Vereadores, promovido pela União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), que seria realizado nesta semana, de quarta a sábado, em Apucarana, foi adiado. A informação foi dada ontem pelo presidente da Uvepar, Julio César Makuch, justificando que um encontro estadual será realizado na sexta-feira, em Foz do Iguaçu.

Contente O vereador Poim (PSB), de Apucarana, manifestou seu contentamento ontem pelas conquistas da região onde mora. Segundo ele, nesta semana serão liberados os projetos Meu Campinho, recape da estrada velha do Pirapó, recape ao redor da igreja matriz do Pirapó e recape das ruas do Pirapó e Jardim Palmeiras.

FPM em baixa Prefeituras recebem hoje a segunda parcela de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o montante é 17,26% menor em relação a fevereiro do ano passado, sem os efeitos da inflação. Com a inflação o repasse registra uma queda de 19,29%.
Crescimento Em relação ao acumulado deste ano, tomando-se por base os valores repassados até esta segunda parcela de fevereiro, o FPM registra um crescimento de 8,49% neste ano em termos nominais, comparado a igual período de 2017. Se levar em conta a inflação, este crescimento cai para 5,65% no período. 

Mais ICMS Os 399 municípios do Paraná vão receber cerca de R$ 121,6 milhões em recursos do ICMS nesta terça-feira. Os repasses correspondem a 25% do valor arrecadado com o imposto na última semana. O governo transfere os valores às prefeituras de acordo com o índice de participação de cada município na divisão tributária do Estado.

Em Brasília O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS), viajou ontem para Brasília, onde vai visitar vários ministérios e órgãos do governo federal, além de gabinetes de parlamentares. Segundo ele, Cambira tem várias emendas parlamentares no aguardo de liberação de recursos por parte dos ministérios. Ele vai aproveitar a viagem para encaminhar novos projetos.

Agora é tarde O deputado federal paranaense Alex Canziani (PTB) descarta a possibilidade de assumir o Ministério do Trabalho, conforme cogitado pelo seu partido, caso a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) seja impedida de ocupar o cargo. “Agora é tarde demais”, diz, frisando que pretende disputar a reeleição de deputado e teria que deixar o ministério em abril. 

Sem chance “Ficar só 40 dias como ministro não dá, sem chance”, afirma Alex Canziani. “Seria um desrespeito tanto com o governo, tanto quanto com o País”, declara Canziani, que está no seu quinto mandato de deputado federal. Canziani também cogita disputar uma vaga no Senado Federal. No entanto, isso depende de o governador Beto Richa (PSDB) sair candidato ou não.

Vapt Vupt

A Câmara de Vereadores de Cambira retomou ontem à noite as sessões ordinárias após o recesso.         
Outras câmaras de vereadores do Vale do Ivaí estão voltando do recesso nesta semana.    
Vários prefeitos do Vale do Ivaí estão indo a Brasília nesta semana para tratar de emendas parlamentares.    
Municípios querem garantir liberação de recursos governamentais antes do período eleitoral.