COLUNAS

min de leitura - #

Memorial da Diocese

Editoria de Política

| Edição de 19 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Cúria Diocesana vai inaugurar nesta terça-feira vários departamentos da instituição e, entre eles, um memorial da Diocese de Apucarana, que será aberto à visitação pública. O convite foi apresentado no fim de semana ao prefeito Junior da Femac (PDT) pelo bispo Dom Carlos José de Oliveira, que estava acompanhado do padre Anderson Bento, da Paróquia São Benedito. O memorial, segundo o bispo, concentra toda a história da Diocese de Apucarana, que até se confunde com a história do município. No memorial estarão expostas fotos de todos os bispos e suas trajetórias na Diocese. O prefeito, que no encontro com Dom Carlos estava acompanhado dos vereadores Franciley de Godoi Poim (PSB) e Marcos da Vila Reis (PSD), manifestou sua satisfação pela iniciativa. “Nós já contamos com o Memorial dos Josefinos e com um monumento que está sendo preparado pelos ucranianos, sob a liderança do padre José Haddada”, lembrou o prefeito.

Museu O prefeito Junior da Femac aproveitou a visita do bispo Dom Carlos para revelar que já foi apresentado um pedido à direção da Unespar/Fecea, no sentido de que todo o acervo do Museu David Carneiro seja transferido para a sede da Promatur, nos pavimentos superiores do Cine Teatro Fênix. “Os memoriais e o museu irão compor o rico cenário cultural e religioso de Apucarana”, avalia o prefeito. 

Muitas obras Os vereadores Mauro Bertoli (DEM) e José Airton Deco de Araújo (PL) destacaram na sessão de ontem da Câmara de Apucarana as muitas obras em andamento na gestão do prefeito Junior da Femac, que passam de 50. “São todas obras que nós daqui da Câmara damos todo respaldo para sua execução”, disse Bertoli. “Apucarana é um verdadeiro canteiro de obras”, afirmou Deco, segundo quem o prefeito vai concluir, mas não vai conseguir inaugurar todas até final do mandato.

Consciência Negra O diretor-geral do Macone (Movimento da Consciência Negra) de Apucarana, Carlos Alberto Figueiredo, esteve ontem na sessão da Câmara de Apucarana. Ele foi falar sobre o Dia da Consciência Negra, que é comemorada no Brasil em 22 de novembro, próxima sexta-feira. Figueiredo, que é coordenador da cultura afro na Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana, também expôs a programação de atividades alusivas ao evento que já estão acontecendo na cidade.

Manoel Ribas A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou projeto de lei do deputado estadual Cobra Repórter (PSD) que torna de utilidade pública o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Manoel Ribas. O motivo é a atuação forte que o Conseg tem realizado no município em defesa da população. O deputado, inclusive, solicitou ao secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Rômulo Marinho Soares, reforço no efetivo policial do município.
Fórum em Faxinal O prefeito de Faxinal e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), espera grande participação de prefeitos, vereadores, lideranças políticas, técnicos e secretários municipais no Fórum Regional de Desenvolvimento do Vale do Ivaí, que será realizado nesta quinta-feira, das 9 às 12h30, no Centro de Convenções de Faxinal. No mesmo local haverá feira de agricultores familiares.

Secretário Neste Fórum Regional de Desenvolvimento do Vale do Ivaí, em Faxinal, estará presente o secretário estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Bernardo Jorge. Entre os assuntos a serem discutidos destaca-se a fruticultura, o turismo religioso, turismo de aventuras, turismo de eventos e turismo gastronômico, além de projetos de incentivo à agroindústria nos municípios da região. 

CPI do Óleo I A Câmara dos Deputados vai instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a origem das manchas de óleo que atingem as praias do Nordeste e do Espírito Santo. Proposta pelo deputado João Campos (PSB-PE) com o apoio de 267 parlamentares, a CPI do Vazamento de Óleo já recebeu o aval do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A decisão consta de despacho divulgado ontem e será lida no plenário nos próximos dias para que os líderes partidários indiquem os membros do colegiado.

CPI do Óleo II Ainda de acordo com o ato da presidência da Câmara, a CPI do Vazamento de Óleo será composta por 34 deputados e igual número de suplentes. Esses membros serão indicados pelos líderes partidários assim que o despacho de Maia for lido no plenário da Câmara e terão até 180 dias para chegar a uma conclusão sobre as manchas de óleo que há mais de dois meses poluem o litoral do Nordeste brasileiro.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale do Ivaí já iniciaram a contagem regressiva visando o fechamento das contas de 2019.     
Nas últimas semanas, alguns prefeitos têm passado boa parte do dia reunido com o setor de Finanças.     
A meta é juntar recursos suficientes para quitação do 13º do funcionalismo e os salários do mês.           
Em dezembro, as finanças municipais precisam estar em dia para a virada do exercício de 2019 para 2020.