CIDADES

min de leitura - #

Moradores pedem semáforo na Central do PR

Adriana Savicki

| Edição de 11 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Instalada há duas semanas na Avenida Central do Paraná, a comerciante Liliana de Souza já presenciou três acidentes. Ela tem uma revenda de gás na esquina com a Rua Dom Pedro. O cruzamento, que liga o Jardim Apucarana ao Jardim América, na zona norte de Apucarana, segundo levantamento da própria prefeitura, recebe quase 900 carros por hora em horários de pico e exige paciência dos moradores da região, que reivindicam a instalação de um semáforo para disciplinar melhor o trânsito.
“Nos horários de pico eu prefiro dar a volta para evitar isso aqui que, além de demorar demais, é muito perigoso”, comenta. Segundo a comerciante, os três acidentes que ela testemunhou envolveram motos. Nos horários de pico, é comum a formação de longas filas para quem está na Rua Dom Pedro e quer entrar na avenida e também de motoristas que estão na Central do Paraná e querem acessar a rua.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores pedem semáforo na Central do PR


O presidente da Associação dos Moradores do Jardim Ponta Grossa, João Lino, destaca que a entidade já protocolou, há quase um ano, pedido de instalação de semáforo nesse ponto. “Até agora não obtivemos resposta, mas é urgente fazer alguma coisa aqui”, comenta.
Ele destaca que nos últimos anos, a Avenida Central do Paraná vem se desenvolvendo e ganhando um maior número de estabelecimentos comerciais e espaços públicos, o que torna o movimento ainda maior. Com a inauguração do novo Fórum do Trabalho, em construção na localidade, a demanda por soluções deve aumentar. “A gente tem muito comércio por aqui, isso sem falar do pessoal do Ponta Grossa e outros bairros. Essa rua é usada por muita gente”, comenta.

ESTUDO
Os problemas envolvendo o cruzamento estão na mira do Departamento de Trânsito da Prefeitura. O superintendente do órgão, Carlos Mendes, admite que o local precisa de intervenção e afirma que técnicos do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) estão finalizando um estudo técnico no local. 
Números preliminares, contabilizados no final da manhã, apontam que o cruzamento recebe um fluxo de 894 veículos por hora. 
O estudo ainda não foi finalizado, mas os números preliminares confirmam a indicação técnica para instalação de um semáforo no local. Segundo Mendes, um fluxo de 600 veículos hora já comporta o equipamento. “Estamos fechando esse projeto e vamos encaminhar, com embasamento técnico, ao prefeito para avaliação e autorização do prefeito”, comenta.