POLÍTICA

min de leitura - #

Mudança de partido

Da Redação

| Edição de 20 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Embora não precise de esperar janela alguma para trocar de partido, por ocupar cargo majoritário, o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac (PDT), deve aguardar ainda mais um ou dois meses para anunciar sua nova sigla partidária. Filiado atualmente ao PDT, onde historicamente atuou em sua vida política, Júnior da Femac deve deixar a legenda para se filiar provavelmente ao PSD, mesmo partido do ex-prefeito e atual secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O anúncio oficial deve ocorrer entre fins de março e início de abril.

Redes sociais I Muitos candidatos a prefeito e vereador da região estão apostando que poderão se eleger usando apenas as redes sociais. Acreditam eles que o fenômeno de 2018 que levou o então deputado federal Jair Bolsonaro à presidência da República vai se repetir agora nas eleições municipais. 

Redes sociais II  Há, no entanto, uma diferença brutal entre o que aconteceu em 2018 e o que poderá ocorrer agora em 2020. Na eleição presidencial, Bolsonaro soube encarnar e muito bem o antipetismo, conquistando os votos de milhões e milhões de brasileiros descontentes com a corrupção nos governos do PT.

Redes sociais III Em 2020, a história é diferente, a menos, é claro, onde haja evidentes provas de corrupção por detentores de mandato que vão à reeleição, pois do contrário as redes sociais terão pouca influência na decisão do eleitor, escaldado que está com as milhares de fake news que povoam a internet no seu dia-a-dia.
Outro Bertoli

O empresário Luiz Bertoli, irmão do vereador Mauro Bertoli (DEM) e dono da Transportadora Apucarana, vez ou outra é instado a entrar na política, ora como candidato a prefeito, ora como candidato a vice. Aos amigos, Luiz tem dito que “ por enquanto, me inclua fora dessa”. O futuro a Deus pertence...

Maus bocados Os pais do prefeito Júnior da Femac, sr. Sebastião e dona Maria, passaram momentos de terror ontem em mãos de assaltantes. Felizmente, os prejuízos foram só de ordem material, mas ficou o trauma. O próprio prefeito, filho preocupado que é, suspendeu a agenda para acalmar os familiares.

Adan Lenharo O empresário Adan Lenharo , tido como um dos mais fortes candidatos a uma cadeira na Câmara Municipal de Apucarana, lastreado pela grande votação em 2016, quando faltou pouco para se eleger, tem dito a amigos que está meio desgosto com a política e que talvez não se candidate a nada este ano.

Padre Carrara A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza sessão específica hoje, às 19h30, em suas dependências, para entrega de Moção de Aplausos ao Monsenhor Roberto Carrara, ex-pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana. A homenagem é de autoria do vereador Marcos da Vila Reis (PSD).

Casa cheia Com certeza, a Câmara de Apucarana será muito pequena para receber tanta gente na homenagem ao Monsenhor Roberto Carrara, que por mais de 50 anos atuou em Apucarana é é muito bem quisto por toda a comunidade. Desde que deixou o cargo, no começo de janeiro, ele se ausentou da cidade e foi descansar com a família no interior de São Paulo.

Pré-candidato O Partido Republicanos terá candidato próprio a prefeito de Arapongas nas eleições deste ano. Trata-se do empresário no ramo de supermercados Luciano Martins da Silva. Sua pré-candidatura foi definida em reunião anteontem em Curitiba entre ele, o deputado estadual Alexandre Amaro e o presidente municipal do partido, Ricardo Botelho, além do militante Rodrigo de Deus. Encontro foi na Assembleia Legislativa.

Fake News Circula pelas redes sociais notícia falsa envolvendo o ex-secretário da Fazenda de Apucarana, Marcello Machado, sobre utilização de veículo oficial do Estado do Paraná para fins particulares. Marcello diz que nunca andou no respectivo veículo e, ainda, não poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo. Em Curitiba, responde pela Funeas. E que a tal caminhonete, vista pelas ruas da cidade de Apucarana, não atende às suas atribuições oficiais. “A caminhonete disponibilizada para meu uso em serviço tem a marca da Funeas. Dizem que até me viram descendo do veículo”. Completo absurdo, é mais uma fake news apucaranense.