COLUNAS

min de leitura - #

No ranking da corrupção

Editoria de Política

| Edição de 22 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Brasil caiu 17 posições e ficou em 96º lugar no ranking de países menos corruptos de 2017 elaborado pela Transparência Internacional. O estudo mundial avaliou a percepção da corrupção no setor público de 180 países. Quanto melhor a posição no ranking, menos o País é considerado corrupto. A 96ª colocação é o pior resultado do Brasil nos últimos cinco anos, segundo revela a Transparência Internacional. Em 2016, o Brasil ficou em 79º. O Brasil ficou atrás de nações como Arábia Saudita, Burkina Faso, Sri Lanka, Ruanda e Timor-Leste, e está empatado com Colômbia, Indonésia, Panamá, Peru, Tailândia e Zâmbia. Lideram o ranking de 2017 como os países considerados menos corruptos Nova Zelândia, Dinamarca, Finlândia e Noruega. No outro extremo, as piores colocações são de Afeganistão, Síria, Sudão do Sul e Somália. O Brasil vem caindo no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) desde 2014. Nesse período, passou de 69º para 96º no ranking.

Audiência A Câmara de Apucarana realiza audiência pública na próxima segunda-feira (dia 26), às 15 horas. Segundo o presidente da Casa, Mauro Bertoli (DEM), a audiência é para prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2017 do Legislativo e do Executivo. Logo a seguir será realizada a sessão ordinária do dia.

IPTU em Jandaia I Os cerca de 5 mil proprietários de imóveis tributados de Jandaia do Sul não terão surpresa neste ano em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O prefeito Bendito José Púpio (PSC), o Ditão Pupio, já anunciou que o tributo desde ano terá o mesmo valor do ano passado, sem qualquer correção inflacionária. 

IPTU em Jandaia II Segundo Ditão Púpio, a Prefeitura optou por repetir os valores do IPTU e abriu mão inclusive de repassar a inflação do período. “A Prefeitura está ciente da situação financeira da população”, diz. Os carnês começam a ser enviados aos contribuintes em março com vencimento no começo de abril e 5% de desconto para quem pagar à vista.

Educação A prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach (PPS), a Lurdinha, procedeu a distribuição de uniformes, materiais escolares e garante transporte escolar aos alunos da rede municipal de ensino, além de melhorar a infraestrutura das escolas. Segundo ela, a educação é uma das prioridades da administração municipal.

Sede da Fiep O prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB), manifesta sua satisfação pela inauguração, em sua cidade, do escritório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), marcada para o próximo dia 28. Além de atender empresários, o escritório da Fiep promoverá cursos de qualificação profissional. 
Ratinho em Foz O deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) participa hoje de mais um encontro do Espaço Democrático, em Foz do Iguaçu. O encontro reúne lideranças regionais do extremo-oeste. Elas debaterão as propostas do plano de governo do pré-candidato. “Nós queremos discutir com a população qual é o Paraná que queremos para o futuro”, afirma. 

Agricultura Presidente da Comissão da Agricultura da Câmara Federal, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) é o novo vice-presidente da Região Sul da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Durante a posse, na última terça-feira, ele firmou compromisso de levar semanalmente à reunião da frente questões que envolvem agricultura, pecuária e agronegócio do Sul. 

Em Londrina Nesta sexta-feira, Sérgio Souza participa da cerimônia de lançamento da 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). Ainda na região ele participa de reuniões em Jandaia do Sul, Arapongas, Faxinal, Tamarana e Mauá da Serra. Às lideranças municipais, ele destacará o trabalho desenvolvido na câmara. 

Bueno no Vale O deputado federal Rubens Bueno (PPS) realiza hoje a sua tradicional prestação de contas do mandato no Vale do Ivaí. O parlamentar vai percorrer quatro municípios: Cambira (às 15h30), Jandaia do Sul (16h30), Ivaiporã (18h30) e Jardim Alegre (às 19h30). Nas audiências públicas, Rubens Bueno faz entrega de um livro com os pronunciamentos, artigos e proposições de autoria do deputado em 2017. 

Caráter eleitoral O porta-voz do presidente Michel Temer, Alexandre Parola, disse ontem no Palácio do Planalto que a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro não tem caráter eleitoral. Parola também disse, sem citar nomes, que assessores ou colaboradores do governo que expressem ideias ou avaliações sobre a intervenção “não falam nem têm autorização para falar” em nome de Temer.

Vapt Vupt

Esta semana tem sido de viagens de vários prefeitos do Vale do Ivaí para a Capital Federal.                  
Prefeitos foram apressar a liberação de emendas parlamentares e de outros projetos.            
Expectativa dos prefeitos de toda a região é quando serão liberados os recursos do Apoio Financeiro.
Depois de aprovado pelo Senado, anteontem, cabe ao presidente Temer liberar o dinheiro.