OPINIÃO

min de leitura - #

O ‘redescobrimento’ do Parque da Raposa

Da Redação

| Edição de 16 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O início das obras de revitalização do Parque da Raposa, em Apucarana, tem sido comemorada pela população local, e com razão. O espaço de lazer, há muito tempo deixado de lado por administrações anteriores, vai finalmente receber uma atenção especial do poder público, através do prefeito Junior da Femac, gerando vários benefícios para a população, bem como demais espaços públicos reformados recentemente. O local, fonte de memória afetiva de parte dos moradores locais, deve atender diretamente a uma população cada vez maior, com o crescimento da cidade.

Apucarana, bem como várias outras cidades do Vale do Ivaí e região, oferece poucas áreas de lazer com estrutura adequada para receber visitantes, famílias e crianças. Por isso, a gestão atual da Prefeitura de Apucarana tem buscado recuperar áreas de lazer em todos os pontos da cidade. Além da reforma do Parque da Raposa, o mais importante parque da cidade, onde fica o lago Jaboti, já ganhou importantes melhorias. A criação do Parque dos 70 anos e a reforma de outras áreas da cidade formam um pacote de espaços de lazer, que têm ganhado a atenção da prefeitura.
Investir em áreas de lazer é de grande importância e deve ser uma das prioridades das administrações públicas. Estes espaços, quando bem cuidados e bem estruturados, acabam tendo impactos positivos em toda a população. O principal deles é o óbvio local adequado para a diversão das pessoas, sobretudo nos finais de semana e feriados, o que contribui para a saúde mental das pessoas. Há também o ganho físico, já que muita gente usa estes locais para a prática esportiva. Por isso, estruturas para este fim são muito importantes. Além disso, estes locais são importantes ainda para a preservação ambiental, garantindo áreas verdes no meio das cidades.
Portanto, os ganhos para a população com as reformas das áreas de lazer da cidade são de grande importância. Falando especificamente do Parque da Raposa, o espaço tem ainda um fator sentimental, visto que existe há décadas e foi frequentado por boa parte da população apucaranense há anos atrás. A recuperação deve fazer com que as gerações mais velhas retomem o hábito de visitar o parque, bem como fazer com que muitas pessoas mais jovens ‘redescubram’ a ‘Raposa’.