CIDADES

min de leitura - #

Ortega inaugura ‘Meu Campinho’ do Pirapó

Da Redação

| Edição de 05 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, junto com o prefeito Junior da Femac, inaugurou ontem, no distrito do Pirapó, a primeira unidade de Apucarana do projeto Meu Campinho. A estrutura, que abriga uma série de equipamentos esportivos, foi instalada em uma área de 1.825,50 m², onde já existiam vários equipamentos comunitários, como creche, posto de saúde, ginásio de esportes e academia ao ar livre.

Com investimento de R$ 380 mil a fundo perdido – mais contrapartida de R$ 30 mil do município -, o projeto tem por objetivo o incentivo à prática de esportes com o acompanhamento de profissionais de educação física.
“Essa é uma obra importante porque além de ser uma obra bonita, é uma obra de inclusão. Esse programa nosso governador trouxe da Alemanha quando estava como secretário de Estado. É uma obra que dá condição para que as crianças e as famílias usufruam do espaço”, comenta o secretário, que garantiu que o município terá uma outra unidade do projeto instalada.
Compõem o Programa Meu Campinho, três módulos, com aproximadamente 941,00 m², incluindo um campo de futebol com grama sintética, com iluminação e alambrado, com área de 648,00m². Além da prática de futebol, o espaço também poderá ser utilizado para a prática de handebol, voleibol e badminton, inserção de atividades esportivas para grupos especiais de terceira idade e deficientes.
O programa conta ainda com um playground com cinco brinquedos, em piso ecológico emborrachado. O “EPDM” é um piso emborrachado, fabricado por meio do sistema de reciclagem de pneus. “Trata-se de um piso ecológico, que pode ser ideal tanto para áreas externas, como playgrounds e quadras, quanto para áreas internas, como academias residenciais e ambientes corporativos”, explica o prefeito Junior da Femac.
O Meu Campinho dispõe ainda de uma área de lazer com mesas para jogos num pergolado, com área de 113,00m². O programa é complementado com urbanização e paisagismo do restante da área do terreno, com a construção de passeios e grama.
“O programa foi planejado com o objetivo de criar espaços que oferecem acesso ao esporte, a todas as pessoas, em especial para as crianças nos horários que não estão na escola, promovendo a cultura da prática do esporte, da vida saudável e descoberta de novos talentos, com intenção de protegê-las dos riscos das drogas e da violência das ruas”, argumenta Junior da Femac, destacando que 600 pessoas de todas as idades vão usufruir da estrutura.
O vereador Francilei Preto Godoi, o Poim, lembrou que fez o primeiro pedido para obra em 2017, junto ao então secretário Ratinho Junior. “Demorou um pouco por conta da troca de governo, mas estamos enfim com uma enorme conquista para os moradores do Pirapó”, comentou. 
Também participaram da solenidade, o presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina, a secretária de Esportes Jossuela Pinheiro, o empresário Aldivino Marques, o Val, o prefeito de Cambira Emerson Toledo, e o assessor da Casa Civil, Miltinho Pupio.