CIDADES

min de leitura - #

Paraná comemora 110 anos da imigração japonesa

Agência Estadual de Notícias

| Edição de 20 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Paraná recebeu ontem uma comitiva de representantes do governo de Hyogo, no Japão, que está no Brasil para as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa. O Paraná e a província de Hyogo têm 48 anos de irmandade e cooperação.

Liderada pelo vice-governador Hyogo, Kazuo Kanazawa, a comitiva foi recebida pela governadora Cida Borghetti e secretários de Estado, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Um almoço seguido de solenidade marcaram o início das comemorações, no Paraná, pelos 110 anos da chegada dos japoneses ao Brasil. Japoneses e a equipe do Governo do Estado também se reuniram para tratar de cooperação.
“A comunidade japonesa contribui para o desenvolvimento do nosso Estado. Os descendentes das pioneiras famílias fazem parte da vida brasileira e isso é motivo de orgulho a todos nós”, afirmou Cida Borghetti. 
“Essa visita ficará sempre em minha memória, estou muito orgulhoso em estar presente nesse momento importante para a comunidade japonesa. Desejo que esse intercâmbio continue, sempre ligado com laços de amizade e troca em diversas áreas”, afirmou o vice-governador Kazuo Kanazawa, que visita o Estado pela primeira vez.
Além de parcerias já existentes foram discutidos futuros projetos nas áreas da ciência e tecnologia, cultura, agricultura e meio ambiente, energia e saneamento. Entre os projetos estão o programa “Paraná Fala Japonês” e iniciativas para fomentar a geração de energias renováveis.
Cida Borghetti disse que a intenção é estreitar os laços e levar os intercâmbios nas áreas de cultura, ciência e comércio a um novo patamar. O Brasil tem a maior comunidade japonesa do mundo, com quase 2 milhões de pessoas. O Paraná abriga 150 mil descendentes de japoneses nascidos fora do Japão (nikkeis). 
Hoje, a governadora irá a Maringá para recepcionar a princesa Mako do Japão, neta mais velha do imperador Akihito. A princesa cumpriu ontem agenda no Norte do Estado, com visitas em Londrina e Rolândia.