CIDADES

min de leitura - #

Paraná já aplicou mais de 4 milhões de doses

Da Redação

| Edição de 09 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Paraná ultrapassou ontem, a marca de 4 milhões de aplicações da vacina contra a Covid-19. De acordo com o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), o quantitativo é composto por 2.793.678 primeiras doses (D1) e 1.232.380 segundas doses (D2), totalizando 4.026.058.
O painel, vinculado ao Ministério da Saúde, é atualizado com informações contidas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), abastecida pelos municípios.
A ferramenta revela também que o Estado alcançou 57% da imunização do grupo prioritário estabelecido pelo Plano de Saúde Nacional (PNI), do governo federal. Desses, 25% completaram o ciclo vacinal com a aplicação das duas doses. Atualmente, segundo a mais recente atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do dia 25 de maio, 4.906.706 pessoas são consideradas prioridades no Paraná.
Proporcionalmente ao número de habitantes, o ranking de vacinação da Secretaria estadual da Saúde revela que os municípios mais adiantados em relação à dosagem inicial são São Jorge D’Oeste (54,25%), Kaloré (49,87%), Paranaguá (44,87%), Maringá (42,72%) e Rio Bom (42,38%).

REGIÃO
Em Arapongas, as pessoas com 59 anos começam a ser vacinados a partir de quinta-feira. Segundo o esquema de vacinação divulgado pela Secretaria de Saúde, na quinta-feira serão imunizados inicialmente as pessoas nascidas em 1961. Na sexta-feira, podem se vacinar as pessoas nascidas em 1962. Nesta data também serão imunizados educadores físicos e veterinários acima de 18 anos. Outra novidade é a inclusão de um novo local de vacinação, a Escola Municipal Professora Alzira Horvatich, localizada no Conjunto Del Condor. A vacina também está disponível na Feira da Lua (Estação Cultural Milene). 
Em Apucarana, a imunização contra covid abre hoje nova faixa etária: pessoas com 58 anos. Os apucaranenses dessa idade devem apresentar no momento da vacinação um comprovante de residência, como conta de luz, água e telefone com no máximo 90 dias da data de emissão, além de cartão do SUS ou CPF e um documento com foto. 
Ontem, segundo balanço da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) 850 apucaranenses de 59 anos foram imunizados. Paralelamente a vacinação da Covid no Lagoão, a prefeitura está realizando a Campanha Vacina Solidária. A arrecadação chegou a 12 toneladas. 
A vacinação para todos os grupos acontece no Complexo Esportivo Lagoão, pelo drive-thru e no ginásio para quem for a pé, de 8h30 às 17 horas.