CIDADES

min de leitura - #

Paraná recebe lote com 360 mil doses de vacina

Da Redação

| Edição de 02 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Paraná começa a receber hoje as primeiras vacinas contra a Covid-19 referentes à 22ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. As 360.250 doses da Covishield, imunizante desenvolvido em parceria pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford, desembarcam no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 8h25. 
De lá, a remessa segue para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para averiguação, validação e armazenamento. O lote será completado nos próximos dias com a chegada de mais 37.440 da Cominarty, da parceria Pfizer/BioNtech, totalizando 397.690 doses. O material deve ser encaminhado para as 22 Regionais que formam o sistema público de saúde estadual ainda nesta semana, com apoio das aeronaves do Governo.
O Paraná aplicou até ontem, 3.729.875 doses na população, sendo 2.549.784 com a primeira dose (mais de 50% do grupo prioritário) e 1.180.091 com a segunda (imunização completa). Os números são do vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), painel atualizado em tempo real pelos municípios.
O Estado já imunizou idosos, idosos institucionalizados, trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas, e está vacinando pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação, trabalhadores da segurança, Forças Armadas, portuários, aeroportuários, trabalhadores da assistência social e, em breve, iniciará a imunização na população em geral, de 18 a 59 anos.

APUCARANA
Em Apucarana, as gestantes e as puérperas fazem parte do primeiro grupo a receber a vacina da Pfizer no município.  A vacinação desta grupo terá início a partir de hoje.
Também hoje será a vez de pessoas de 85 a 89 anos e profissionais de saúde com 50 anos ou mais serem imunizadas com a segunda dose da Astrazeneca. 
A carteirinha de vacinação da faixa etária de 85 a 89 anos tem a segunda dose agendada justamente para o dia 2 de junho. “Também pode se vacinar  a pessoa de qualquer outra idade que tenha a 2ª dose da Astrazeneca marcada para o dia 2 junho”, observa o prefeito Junior da Femac.
Quem se imunizou com vacina da gripe, entretanto, deve respeitar o intervalo. “Todos que tomaram a vacina da gripe deve esperar 14 dias para receber a vacina da Covid”, orienta o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta.