CIDADES

min de leitura - #

Paraná tem sistema pioneiro para ajudar municípios

Agência Estadual de Notícias

| Edição de 12 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Sistema desenvolvido pelo Paranacidade reúne vários bancos de dados  
Dados geográficos e estatísticos cruzados com informações sobre pavimentação, iluminação pública, redes de água e esgoto e os equipamentos de educação, segurança e administração presentes nos 399 municípios paranaenses. Essa é a base do sistema de geoprocessamento desenvolvido pelo Paranacidade, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, para ajudar os gestores municipais a planejarem as obras de infraestrutura urbana e a gestão dos equipamentos públicos.

Imagem ilustrativa da imagem Paraná tem sistema pioneiro para ajudar municípios
Municípios podem ter acesso ao bando de dados e fazer consultas | Foto: Divulgação


O sistema Sedu/Paranacidade Interativo (http://www.paranainterativo.pr.gov.br) é inédito no Brasil e recebeu, no ano passado, o Prêmio Mundo GEO#Connect LatinAmerica, ficando em 1º lugar na categoria em Gestão Pública Estadual e Federal. 
A ferramenta é como um banco de dados em formato de mapa. Os usuários podem acessar informações do Estado inteiro ou selecionar os territórios das micro ou mesorregiões geográficas, associações de municípios, regiões metropolitanas, cidades ou a área de abrangência dos escritórios regionais do Paranacidade.
A partir daí, é possível fazer o levantamento populacional com recortes específicos, como a população urbana e rural e o gênero dos habitantes, dados demográficos, índice de desenvolvimento e o levantamento das estruturas públicas disponíveis, como escolas e delegacias. 
Para o superintendente do Paranacidade, Wilson Bley, os recursos do sistema permitem que o dinheiro público seja investido de forma eficaz. “Algumas vezes os prefeitos vêm à secretaria atrás de recursos para a instalação de um portal na cidade, por exemplo. Pela ferramenta conseguimos visualizar que outras demandas são necessárias, como recape ou iluminação pública”, explica.
Em outros casos, o prefeito quer fazer uma pavimentação onde a taxa de ocupação é muito pequena, enquanto locais com maior índice demográfico têm mais necessidade. “Essa ferramenta nos traz elementos que permitem filtrar as demandas e a direcioná-las”, ressalta Bley. (AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)