CIDADES

min de leitura - #

Paraná ultrapassa 1 milhão de pessoas imunizadas

DA REDAÇÃO

| Edição de 04 de maio de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 1 milhão de paranaenses receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 e estão imunes à doença. Na região são quase 50 mil habitantes já imunizados contra o coronavírus. Segundo dados do Vacinômetro, 49.779 pessoas completaram o esquema vacinal, o que representa 9,67% da população, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). 

Na 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, que abrange 17 municípios, são 33.043 moradores imunizados, o que corresponde a 8,57% do total de habitantes. Já na 22ª RS de Ivaiporã, que compreende 16 municípios, 16.736 receberam as duas doses do imunizante, o que representa 13.15%. Entre os municípios da região com o maior percentual de população vacinada com ambas as doses está Rio Bom, com 16.7%, conforme o ranking da Sesa.  Em relação à aplicação da primeira dose, foram vacinadas 92.125 pessoas na região.
Na opinião do chefe da 16ª RS de Apucarana, Altimar Carletto, a vacinação avança a contento na região, assim como em todo o Paraná. “Está em um ritmo bom. É claro que quanto mais resultados, melhor. Com reforços de vacina que estamos recebendo acredito que vamos conseguir avançar de uma maneira mais veloz e efetiva”, assinala.
De acordo com ele, praticamente todas as cidades da região já receberam vacinas para pessoas com mais de 60 anos e já começaram a aplicar as primeiras doses. “Iniciou-se a vacinação para 60 praticamente agora. A segunda dose ainda não está na regional, nem no Estado. Isso parte do Ministério da Saúde”, comenta. 
Segundo Carletto, na sequência serão vacinadas pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e grupos programados no programa estadual e nacional de vacinação (ler box).
Uma nova leva de imunizantes recebida no fim de semana ajudará a regularizar o esquema de vacinação de grupos em atraso. “Não recebemos vacinas suficientes para que os municípios pudessem fazer a segunda dose em algumas faixas etárias. Isso será regularizado com a carga de vacina que chegou no fim de semana”, afirma.