CIDADES

min de leitura - #

Praça Mauá ganha ponto gastronômico

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A histórica Praça Mauá, que integra o complexo da Estação Ferroviária de Apucarana, agora conta com um empreendimento solidário na área da gastronomia. Fomentado dentro do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino o “Kioske R5” iniciou as atividades nesta segunda-feira e já tem atraído muitos clientes, em especial trabalhadores das empresas da região.

Em visita ao “trailer”, o prefeito Júnior da Femac destacou que o quiosque é um empreendimento familiar, gerenciado por esposa e marido após receberem capacitação dentro do programa municipal do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família. Além lanches rápidos, o local vai comercializar outros produtos da Rede de Economia Solidária.
Além do quiosque, a ideia da administração é possibilitar a instalação de outros empreendimentos na Praça Mauá. “Após a revitalização do espaço chegamos a realizar o evento “Tem feirinha na Mauá”, mas devido à pandemia o projeto precisou ser paralisado. A partir de um panorama sanitário favorável, a tendência é de que o projeto será reativado, levando mais movimento a este histórico espaço público, gerando renda aos empreendedores, opção de comércio e lazer para os trabalhadores da região e população em geral”, comenta Bete Berton, superintendente da Secretaria da Mulher.
A proposta é atender principalmente aos trabalhadores das empresas do entorno da praça. 
“Os produtos comercializados são fornecidos por outros empreendimentos da própria rede solidária. Tudo de qualidade, produzido dentro das normas da saúde e da vigilância sanitária”, enaltece o prefeito Júnior da Femac.
Em atividade há mais de sete anos, o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana já capacitou 950 pessoas, sendo 5% deste público formado por homens, em geral maridos e filhos que auxiliam as mulheres no empreendimento. 
“Com a inauguração do Kioske R5, hoje o programa conta com 12 espaços públicos de comercialização em diversos segmentos, com destaque às atividades de gastronomia, artesanato, beleza e estética, plantas medicinais e confecção. Também temos as hortas solidárias em funcionamento em diversos bairros com produção de hortaliças orgânicas e convencionais, e empreendimentos solidários no setor de prestação de serviços”, informa Denise Canesin, secretária da Mulher de Apucarana.