CIDADES

min de leitura - #

‘Pré-aprendiz’ abre inscrições para 150 vagas

Da redação

| Edição de 15 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A partir da próxima segunda-feira (22), estarão abertas as inscrições para novas turmas do Programa Pré-Aprendiz, desenvolvido pela Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ao todo, serão oferecidas 150 vagas para jovens com idades entre 14 a 24 anos. 

Os interessados em participar do curso de aprendizagem, que terá duração de cerca de um ano, deverão procurar o Centro de Qualificação Total, localizado no Jardim América. 
Detalhes sobre o prazo de inscrições, que se estenderá do dia 22 a 30 de janeiro, foram definidos ontem, em reunião que contou com representantes dos órgãos municipais envolvidos na iniciativa. Estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, o gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Lievore, e o diretor do Centro de Qualificação Total, Luiz Vilas Boas, que esteve acompanhado na reunião pelo coordenador do centro, Dorival Miguel da Silva. 
A secretária municipal de Assistência Social lembra que o Programa Pré-Aprendiz foi criado pela Prefeitura de Apucarana em 2013. 
“Foi um pedido do prefeito Beto Preto, visando a inserção desta faixa etária no mercado de trabalho, especialmente no tocante ao primeiro emprego, seguindo as diretrizes da Lei 10.097/2000”, esclarece Ana Paula Nazarko, acrescentando que um dos requisitos é que o jovem esteja matriculado e frequentando as aulas no ensino Fundamental ou Médio. 
A secretária esclarece que a capacitação é feita através do Programa Pré-Aprendiz, mas a colocação no mercado de trabalho dos jovens está a cargo das instituições homologadas pelo Ministério do Trabalho. Em Apucarana, estão autorizadas a fazer a intermediação com as empresas o Senai, Senac, CIEE, Edhucca, Fachisa e Agência do Trabalhador.
O encaminhamento já pode ocorrer assim que os jovens iniciarem o curso de capacitação, que será ministrado duas vezes por semanas, com aulas de português, matemática, informática, raciocínio lógico e empregabilidade.