CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura repassa recursos para entidades sociais

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em ato realizado anteontem, a Prefeitura de Apucarana oficializou o repasse de R$ 244.038,60 a quatro entidades sociais do Município. Foram contempladas a Associação de Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), o Hospital da Providência, o Centro de Integração e Capacitação de Crianças, Adolescentes e Crianças Allan Kardec (Ciccak) e a Fachisa Apoio e Qualificação Profissional. 

“Trata-se de uma política de inclusão, viabilizada com as ações efetivas desenvolvidas por estas entidades, reforçando o nosso vínculo para manter ações e projetos importantes”, justificou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, lembrando que os recursos repassados são do caixa próprio do Município. 
Os recursos destinados ao Hospital da Providência serão utilizados para manutenção do Projeto Elos de Vida, uma iniciativa que leva atendimento gratuito a adolescentes que estão em fase de gestação e pós-gestação. “O projeto está credenciado dentro das políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizando um trabalho de convivência e fortalecimento de vínculos junto ao público atendido pela unidade hospitalar”, explica David Brito, do Hospital da Providência Materno Infantil.
Os recursos destinados à Adefiap serão utilizados para subsidiar investimentos em assistência social. Segundo explica o presidente da entidade, Paulo Antônio da Silva, a associação mantém um programa de fortalecimento de vínculos voltado a associados. “Agradeço imensamente esta parceria com o município”, pontua Silva. 
A assistente social do Ciccak, Ana Paula de Melo Sotério, relata que a subvenção será importante para auxiliar nos pagamentos da equipe técnica, encargos trabalhistas e manutenção do centro. “O Ciccak atende adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas em meio aberto de Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida e o recurso repassado neste momento vai contribuir para o desenvolvimento das atividades ao longo dos próximos 12 meses”, diz Ana Paula.
Outra entidade beneficiada com recursos municipais da política de assistência social é a Fachisa, que realiza um trabalho voltado ao atendimento de jovem aprendiz. “De acordo com o plano de trabalho vamos utilizar o recurso para complementar as despesas relacionadas ao pagamento da equipe multiprofissional e para a manutenção da entidade”, informa Eliane Busquini Vilas Boas, diretora de qualificação profissional da Fachisa.