CIDADES

min de leitura - #

Presas de Ivaiporã são transferidas para Londrina

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Departamento Penitenciário (Depen) de Londrina transferiu ontem 22 detentas da Cadeia Pública de Ivaiporã. As internas foram transferidas para a Cadeia Pública Feminina de Londrina, que foi reinaugurada na última quinta-feira (15). 

A transferência havia sido anunciada na última terça-feira (13), pelo chefe da regional do Depen, Nilton Cesar Santos Garcia, que esteve na Cadeia Pública de Ivaiporã, reunido com lideranças de presos amotinados para ouvir lista de reivindicações. A principal era a transferência de presos. 
Totalmente reestruturada, a Cadeia Pública Feminina de Londrina fica localizado no antigo 3º Distrito Policial, conta com 176 vagas e espaços mais adequados para a custódia de mulheres presas da região norte do Paraná.
A unidade prisional aderiu a diversos projetos com o intuito de ressocializar as internas e prepará-las para a saída do sistema penal. Um deles é o Projeto Recomeço, que contempla a fabricação de peças em crochê, desenvolvido em parceria com o Conselho da Comunidade.
Uma das empresas que fecharam convênio com a nova unidade antes mesmo da inauguração oficial conta com um canteiro de trabalho. Além disso, detentas que participam do curso ofertado por eles recebem diploma de qualificação e carta de recomendação às presas.
“Lá elas vão ter oportunidade de trabalhar, ter remissão de pena, um pátio de sol adequado. Elas vão ocupar praticamente uma cela inteira. Um lugar mais digno para ficar”, desatacou Garcia.