OPINIÃO

min de leitura - #

Programas de Apucarana merecem ser referência

Da Redação

| Edição de 14 de abril de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Diretores da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) estiveram nesta semana em Apucarana em uma visita de trabalho com objetivo de conhecer propostas do município na geração de emprego e renda.

A prefeitura tem dois programas que são vitrine na área, o Terra Forte e a Rede de Economia Solidária. O primeiro, voltado para a pequena propriedade rural e agricultura familiar, subsidia a implantação da fruticultura com cessão de mudas e oferta de assistência técnica, em incentivos que são pagos com parte das primeiras colheitas.
A expansão da fruticultura é uma aposta que vem sendo incentivada não apenas no município, mas em toda região tendo em vista não apenas o perfil de clima e solo das propriedades locais, mas em relação às vantagens econômicos da atividade, que gera renda ao longo de todo ano, tem menos custo de manutenção e traz a possibilidade de desenvolvimento da agroindústria, com processamento das frutas.
Já a Rede de Economia Solidária é voltada para o público feminino. O programa atua em duas frentes, capacitando as mulheres não apenas para realização de atividades que gerem renda, mas também na administração desses pequenos negócios, e incentivando a criação de redes de cooperação de produção e de comercialização dos produtos.
Atualmente, os produtos com ‘selo’ da Economia Solidária são encontrados em pontos de venda que contam com apoio da prefeitura e também em empreendimentos em rede implantados pelas mulheres. Artesanato, gastronomia e serviços são as áreas com maior atuação da rede, que já capacitou mais de 900 mulheres em 30 turmas de formação, e vem se expandindo com a criação de novos núcleos.
Este é um tipo de aposta econômica que resulta não apenas em rendimentos, mas no resgate da auto-estima das envolvidas, gerando um ciclo de crescimento e influência duradouro. Não espanta saber que as duas experiências e este