CIDADES

min de leitura - #

Programas de residência iniciam novas turmas

Da Redação

| Edição de 08 de março de 2019 | Atualizado em 07 de março de 2019

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com 29 alunos de Minas Gerais, São Paulo, Apucarana e outras cidades do Paraná, foi realizada ontem a aula inaugural da 4ª turma do Programa de Residência Multiprofissional e a 2ª turma da Residência Médica com especialidade em dermatologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana. 

“Nós acreditamos que é possível fazer uma saúde pública de qualidade com profissionais capacitados, planejamento e um acolhimento especial e humanizado dos pacientes. A atuação dos residentes tem sido essencial para atingirmos esse objetivo”, afirmou o prefeito Junior da Femac, que participou da solenidade realizada no polo UAB.
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, disse que residência gera saber que é utilizado no enfrentamento de enfermidades, cobertura vacinal, redução de filas nas especialidades, como no caso de dermatologia, bem como da fila do UPA. “Os residentes podem e estão agindo para construção do processo de melhoria da saúde no nosso município”, avaliou Kaneta. 
Os 29 residentes foram aprovados na seleção pública realizada em dezembro. A aula inaugural teve a palestra proferida pela enfermeira e ex-professora da Universidade Estadual de Londrina, Rossana Baduy, que abordou o tema “Desafios da formação para o SUS nos dias de hoje”.
A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional da AMS, Franciele Nogueira Smanioto, detalhou que o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica recebeu ontem 18 residentes, entre os quais enfermeiros, profissionais de Educação Física, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos e psicólogos. Já no Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica são 3 residentes enfermeiros, e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, iniciaram 6 residentes entre assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos. 
No Programa de Residência Médica, por sua vez, são dois novos residentes, na especialidade de dermatologia. Os novos residentes, a exemplo dos 28 profissionais que fazem parte da residência multiprofissional e médica 2018, vão atuar na rede pública de saúde.