COLUNAS

min de leitura - #

Ratinho Junior com deputados

Editoria de Política

| Edição de 21 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Ratinho Junior (PSD) se reuniu ontem com vários deputados estaduais e confirmou sua disposição ao trabalho conjunto. “A intenção é, antes do início dos trabalhos legislativos, em fevereiro, conversar com os deputados, independente da posição partidária, para construirmos juntos uma agenda positiva para o Paraná”, afirmou o governador no encontro, realizado no Palácio Iguaçu. Participaram deste primeiro os deputados da base de apoio ao governo. O objetivo dos encontros, disse o governador, é também apresentar aos deputados as prioridades do governo, como o enxugamento da máquina pública, a reforma administrativa, com corte de despesas, e, principalmente, ouvir os parlamentares. “Vivemos em um processo democrático e a relação precisa ser muito transparente. Estamos à disposição para o diálogo e troca de informações”, acrescentou.

Com secretários O governador Ratinho Junior ainda convidou os deputados a participarem das reuniões com o secretariado, que ocorrem às terças-feiras no Palácio Iguaçu. Ele ressaltou que dessa forma será possível estreitar ainda mais a relação com os integrantes da equipe de Governo, o que beneficiará a população.

Liberação O DER autorizou ontem a futura conexão das galerias de águas pluviais da Rua Cristiano Kusmaull com o sistema de drenagem do contorno sul, em Apucarana. “Essa liberação prejudicava o andamento do projeto e, em recente audiência em Curitiba, com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, conseguimos seu apoio para resolver isso”, diz o prefeito em exercício Junior da Femac (PDT). 

Empregos Junior da Femac recebeu ontem mais um empresário dos setores de agroindústria e químicos interessado em investir em Apucarana. “A posição estratégica de Apucarana, em termos de logística, vem contribuindo neste processo”, avalia o prefeito em exercício, acrescentando que outra grande empresa deste ramo já assegurou sua instalação no município.

Retomada A retomada das obras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do Sanches dos Santos, Afonso Camargo e Catuaí será discutida hoje pelo prefeito em exercício Junior da Femac. Já estão agendadas reuniões com as empresas responsáveis pelas obras, com a participação das equipes técnica e jurídica da Autarquia Municipal de Educação (AME).

Atraso Junior da Femac explica que em 2018 o governo Temer ficou seis meses sem repassar os recursos conveniados e isso prejudicou o cronograma das obras. “Temos convicção de que o Governo Bolsonaro será mais ágil neste processo e poderemos concluir estas importantes obras, que irão permitir ampliar a oferta de vagas nas creches”, avalia. 

Aprovado Em sessão extraordinária realizada no último sábado, a Câmara de Arapongas aprovou em segunda votação, por unanimidade, projeto de lei que autoriza o Município a doar uma área de terras ao Instituto Federal de Educação do Paraná (IFPR) para construção do campus. A área mede 155 mil m2, próximo ao Expoara.

Sanção da lei Após aprovação, o projeto da doação do terreno ao IFPR seguiu para sanção do prefeito interino Jair Milani (PP). A sessão da Câmara de Arapongas foi acompanhada por representantes do IFPR, entre eles, o diretor do campus de Londrina, Marcelo Lupion Poleti, e o diretor de Planejamento e Administração, Sérgio Assis de Almeida.

Novos municípios I Em entrevista ao Fantástico, da Globo, no domingo, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, defendeu a criação de novos municípios em regiões onde isto é viável. Segundo ele, nas regiões Centro-Oeste e Norte do País há distritos distantes até 500 quilômetros da sede, que não recebem o devido atendimento.

Novos municípios II Para Glademir Aroldi, a crise financeira que atinge os municípios não está relacionada à quantidade de localidades, mas à má distribuição dos recursos federais e à transferência de encargos do governo aos municípios. Segundo ele, ao longo dos anos a União criou muitos programas obrigando a contrapartida dos municípios.

Ligado ao PT A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou ontem que Jorge Tadeu Jatobá Correia, ouvidor agrário nacional, foi exonerado do Incra, por ser ligado ao Partido dos Trabalhadores. Segundo ela, a pasta busca nomes mais alinhados ao governo de Jair Bolsonaro. Cabe ao Incra executar a reforma agrária e o ordenamento fundiário nacional.

Vapt Vupt

Nas audiências com Ratinho Junior, prefeitos do Vale têm manifestado muita esperança no novo governo.
Mais do que fazer pedidos, prefeitos têm dado seu voto de confiança de que Ratinho Jr. faça um bom governo.
Nos últimos dias, Ratinho Jr. recebeu manifestação de apoio da deputada federal eleita Luiza Canziani (PTB).
Luiza Canziani apoiou a reeleição de Cida Borghetti (PTB), porém acredita na competência de Ratinho Jr.