COLUNAS

min de leitura - #

Recuo do presidente eleito

Editoria de Política

| Edição de 02 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) declarou que “pelo que tudo indica” os ministérios do Meio Ambiente e Agricultura permanecerão separados, e que a pasta ambiental será comandada por alguém que não seja “xiita” na defesa do ambiente. Bolsonaro afirma que a ideia da fusão foi discutida e que possivelmente será modificada. “Serão dois ministérios distintos, mas com uma pessoa voltada para a defesa do meio ambiente sem o caráter xiita, como feito nos últimos governos”, diz. A declaração foi dada ontem em entrevista a televisões católicas. “O Brasil é o país que mais protege o meio ambiente”, diz o presidente. “Nós pretendemos proteger o meio ambiente, sim, mas não criar dificuldades para o progresso.” O aceno para um recuo já havia sido feito no final da tarde de anteontem por Luiz Antônio Nabhan Garcia, presidente da UDR (União Democrática Ruralista). Segundo ele, a questão só será definida “ao longo de muita conversa”.

Ecumenismo Pela primeira vez na história, a cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2019, de um presidente da República poderá ter um culto ecumênico. O pedido foi feito por interlocutores do presidente eleito Jair Bolsonaro aos organizadores da solenidade. Detalhes como horário, local, esquema de segurança e nomes dos líderes religiosos estão sendo estudados.

Avanços O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, disse ontem que a participação do juiz federal Sergio Moro no Ministério da Justiça do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro irá consolidar avanços no combate à corrupção. Dallagnol afirma que a Lava Jato vai continuar com outros magistrados.

Volta ao normal Cartórios eleitorais de todo o País voltaram a realizar nesta semana os serviços de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais, entre outras atividades. O cadastro estava fechado desde o dia 10 de maio devido às eleições gerais para escolha do novo presidente da República, governadores, senadores e deputados.

Encontro A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) vai reunir prefeitos, secretários municipais, autoridades do governo do Estado, deputados e senadores no Encontro Paranaense de Gestores Municipais, marcado para os dias 6 e 7 de dezembro no Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu. A governadora Cida Borghetti (PP) fará a abertura.

Organização O Encontro de Gestores Municipais tem o apoio do Governo do Estado e da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e o patrocínio da Itaipu Binacional. Entre os temas a serem discutidos constam o Pacto Global da ONU, improbidade administrativa, terceirizações na saúde e folha de pagamento.
Importância O presidente da Associação dos Municípios do Paraná, prefeito Frank Schiavini (MDB), convida todos os prefeitos e prefeitas do Paraná para este encontro de Foz do Iguaçu. “Este será o último evento do ano dos prefeitos do Estado, que vai tratar de temas muito importantes para os municípios”, lembra Schiavini, que é prefeito de Coronel Vivida.

Extraordinária O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli (DEM), convocou sessões extraordinárias para os dias 5, 6 e 7 (segunda, terça e quarta-feira), às 15h30, para votação de projetos do Executivo que estão tramitando no Legislativo, entre eles, o que trata da reforma administrativa do quadro de pessoal da Prefeitura.

Nota de pesar Como presidente da Câmara de Apucarana, Mauro Bertoli emitiu ontem nota de pesar pela morte do ex-vereador Jairo Faiad da Silveira, 61 anos, ocorrida em acidente de carro na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. Faiad foi vereador nas legislaturas de 1989/92 e de 1993/96, tendo sido presidente do Legislativo. Para Bertoli, a morte do ex-vereador deixa a cidade enlutada.

Luto oficial Já o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), decretou luto oficial por três dias no município, em função da morte do ex-vereador Jairo Faiad da Silveira. “Lamento profundamente”, disse Beto Preto, lembrando que Faiad foi uma pessoa que dedicou sua vida pelo bem da sociedade e teve inúmeros projetos de lei aprovados no Legislativo.

Ciclovia A Câmara de Apucarana aprovou requerimento do vereador Antônio Carlos Sidrin (DEM) pedindo informações à concessionária Viapar sobre a possibilidade e previsão de construção de uma ciclovia na rodovia BR-369, no trecho entre Apucarana e Arapongas. O vereador entende que o trecho é bastante movimentado por ser uma área industrial e habitacional.

Vapt Vupt

Passado o período das eleições e conhecidos os resultados, o clima político voltou à normalidade na região.       
No período eleitoral houve muitas discussões e até brigas entre eleitores de candidatos a presidente.         
Prefeitos do Vale do Ivaí estão preocupados com as chuvas torrenciais que vêm ocorrendo nos últimos dias.           
Em vários municípios as estradas rurais estão sem condições de tráfego e na cidade as ruas estão esburacadas.