COLUNAS

min de leitura - #

Recursos para água

Editoria de política

| Edição de 29 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana está sendo contemplada com mais recursos para obras de ampliação do sistema de abastecimento de água na cidade. Um novo convênio será assinado hoje, em Curitiba, pelo governador Beto Richa (PSDB), liberando quase R$ 6 milhões para o município. O recurso será direcionado à instalação do “poço Jaboti”, pela Sanepar. O projeto, segundo o gerente regional da Sanepar, Luiz Jakovassi, irá ampliar o abastecimento de água para a região oeste da cidade, incluindo o Interlagos, Jardim Veneza e outros loteamentos. O poço terá capacidade de 180 metros cúbicos por hora e um reservatório de água para 2 milhões de litros de água. Na solenidade, prevista para as 15 horas de hoje, no Palácio Iguaçu, o prefeito Beto Preto (PSD) será representado pelo seu vice, Sebastião Ferreira Martins Júnior (PDT), o Júnior da Femac.

Sumatra O secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de Apucarana, Laércio de Morais, se reuniu ontem com moradores do Sumatra I e II e do Jaçanã. Na ocasião foi anunciada a mudança da linha do transporte coletivo que atende a região. O pedido foi atendido pela VAL, que irá alterar o itinerário do ônibus e adaptar alguns horários. 

Pedido de vista Por um pedido de vista do vereador José Airton Deco de Araújo (PR), foi retirado de pauta da sessão da Câmara de Apucarana, anteontem à noite, projeto de lei do vereador Antônio Carlos Sidrin (DEM), que exige a presença de bombeiros profissionais civis em grandes eventos da cidade para segurança dos presentes.

Custo Ao pedir vistas ao projeto de lei de Sidrin, o vereador Deco justificou que seu teor precisa ser melhor analisado. Além disso, Deco considera que a exigência de bombeiros civis em eventos pode aumentar os custos dos promotores de eventos. Sidrin, por sua vez, não vê prejuízo para ninguém, alegando que isso consta de lei federal. 

Casas do DER A Câmara de Apucarana aprovou requerimento do vereador Marquinhos da Vila Reis (PSD), que pede informação ao DER por que as famílias de funcionários que moram nas casas da sua colônia em Apucarana estão sendo retiradas da área. Segundo o vereador, há reclamações das famílias e o motivo precisa ser esclarecido.

Hospital O vereador professor Edson da Costa Freitas (PPS) anunciou na sessão da Câmara que os deputados estaduais Tercílio Turini (PPS) e Evandro Araújo (PSC) encaminharam pedido ao governo do Estado para construção de um hospital regional em Apucarana. O assunto está sendo tratado com o secretário da Saúde, Michelle Caputo Neto.
Cisvir O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), prefeito Aquiles Takeda (PV), de Marilândia do Sul, marcou para esta sexta-feira a assembleia geral do consórcio, que reúne 17 municípios. Será às 13 horas no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, com a presença de prefeitos e secretários de Saúde.

Balanço Na assembleia do Cisvir, o presidente Aquiles Takeda fará um balanço dos seus três meses à frente do consórcio de saúde. Ele fará um relato do balanço financeiro, dos atendimentos à população e das ações administrativas adotadas até agora visando o bom funcionamento do Cisvir com apoio dos municípios integrantes.

Integrantes O Vale do Ivaí terá dois representantes na diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), na eleição com chapa única que ocorre no dia 3 de abril: os prefeitos Beto Preto (PSD), de Apucarana, que ocupará o cargo de terceiro vice-presidente, e Miguel Amaral (PSDB), de Ivaiporã, que integra o Conselho Fiscal. 

Emenda O chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffmann (PT), Arilson Chioratto, esteve anteontem em Cambira. Acompanhado de representantes do partido em Cambira, ele liberou ao prefeito Emerson Toledo (PROS) emenda no valor de R$ 150 mil para investimento no setor de saúde.
 
Candidatura Durante encontro do PDT do Paraná realizado segunda-feira à noite, em Curitiba, lideranças de diversas regiões aclamaram o nome do ex-senador Osmar Dias como candidato ao governo nas eleições de 2018. O encontro teve a presença do presidente nacional da sigla, ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Vapt Vupt

A Prefeitura de Faxinal abriu possibilidade para contribuintes parcelarem impostos atrasados.      
O prefeito Ylson Cantagallo (PMDB) pretende dar uma chance aos devedores e arrecadar mais.            
Neste início de ano, novos prefeitos do Vale buscam todos os meios para aumentar a receita.            
O que tem salvado alguns municípios da região são recursos de emendas liberadas por parlamentares.