OPINIÃO

min de leitura - #

Região faz aposta acertada no turismo de aventura

Da Redação

| Edição de 18 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com belas paisagens rurais, o Vale do Ivaí está ganhando um projeto turístico que tem tudo para transformar a realidade de vários municípios da região. O “Vale Aventura” prevê um percurso de 250 quilômetros em dez municípios que pode ser percorrido durante cinco dias por bicicletas. A proposta visa fomentar a economia regional, atraindo os apaixonados por aventura. É uma ideia que merece ser destacada, pois tem grande potencial para beneficiar os municípios contemplados. 

A primeira rota de turismo de aventura da região foi lançada na última sexta-feira em Borrazópolis e integra o Plano Regional de Desenvolvimento do Vale. O projeto conta com apoio da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e da Amuvitur, agência criada pela própria associação para a área de turismo. 
A aposta no turismo no Vale do Ivaí é sustentada por um estudo feito pela Paraná Projetos e Agência Paraná de Desenvolvimento, a pedido da Amuvi. O diagnóstico apontou, além do turismo, a fruticultura como alternativa rentável de negócios para a região. 
Esse trabalho é fundamental para fortalecer economicamente o Vale do Ivaí. O levantamento procurou apontar as principais potencialidades, com o objetivo de gerar emprego e renda nos municípios. 
Essa rota de cicloturismo é o primeiro passo nesse sentido. Os dez municípios envolvidos são Borrazópolis, Cruzmaltina, Grandes Rios, Rio Branco Ivaí, Rosário do Ivaí, Faxinal, Jardim Alegre, Lidianópolis, Ortigueira e Mauá da Serra. Em todas as localidades há belas paisagens rurais, rios, cachoeiras, morros e áreas de mata, que chamam atenção dos visitantes. Nesse roteiro, uma estrutura de alimentação será montada ao longo do trajeto. Empreendedores locais também poderão montar estruturas próprias para atrair os turistas, como restaurantes, pousadas, lanchonetes, etc. É possível criar um circuito rural que garanta renda a centenas de pessoas. 
O Vale do Ivaí carece de alternativas autossustentáveis. O turismo pode ser uma opção viável, que fomente economicamente os municípios. Há uma demanda nessa área. Um grupo grande de pessoas quer ampliar seu contato com a natureza e i meio rural, algo que há em abundância nos municípios da região. A criação desse roteiro de aventura pode representar um divisor de águas no Vale do Ivaí.