CIDADES

min de leitura - #

Região recebe mais 3,5 mil doses de vacinas

DA REDAÇÃO

| Edição de 26 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governo do Paraná, através da secretaria estadual de Saúde, realizou anteontem a entrega de mais 3,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para a região. Desta vez, o imunizante é o da Oxford/AstraZeneca. Foram entregues 920 doses para a 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã e 2.600 doses para a 16ª Regional de Saúde de Apucarana. No total, 29 municípios do Vale do Ivaí e região, sob a cobertura das duas regionais, foram beneficiados com as vacinas que vão apressar o processo de imunização. Hoje, mais um lote de imunizante é esperado nas regionais com entrega de novo carregamento de Coronavac no Paraná.

O secretário de estado da saúde, Beto Preto, que mais uma vez trouxe pessoalmente os imunizantes até Apucarana, falou do compromisso do Governo do Estado de colocar a vacina a disposição dos municípios antes de 24 horas após o recebimento pelo governo federal. Beto Preto desembarcou no domingo em Apucarana para entrega das vacinas e foi novamente recepcionado por prefeitos e secretários de saúde da região.
“Não podemos perder nenhuma dose. Peço que os prefeitos e secretários municipais de saúde que me ajudem neste sentido. Precisamos estar unidos para vencer essa luta e tenho a esperança que ainda nesta semana mais doses cheguem até vocês para podermos iniciar a imunização dos idosos acima de 75 anos. O governo do estado mantém o propósito de vacinar mais de 4 milhões de paranaenses até maio”, anunciou Beto Preto.
Pela 16ª RS, Arapongas foi o município que recebeu mais vacinas, com 900 doses. Apucarana vem em seguida com 830 doses e Jandaia do Sul com 190 doses do imunizante. A maioria dos municípios já iniciou ontem a aplicação da nova vacina. De acordo com relatório parcial da 16ª RS, até ontem, 3.074 pessoas já teriam sido imunizadas na região, somando as vacinas já enviadas (CoronaVac) e as recém-chegadas (AstraZeneca). Até agora, Apucarana aplicou 810 doses nos grupos prioritários desta fase. Arapongas aplicou até ontem, cerca de 703 doses da vacina.
De acordo com o chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana Altimar Carletto, a vacina Oxford/AstraZeneza também deverá ser aplicada em duas doses, assim como a CoronaVac, com intervalo de 12 semanas entre as doses preconizado pelo Ministério da Saúde. “As duas vacinas serão aplicadas em duas doses, a CoronaVac com intervalo de 3 semanas em média e a AstraZeneza com intervalo de 12 semanas. Quem recebeu a primeira dose da CoronaVac receberá a segunda dose da mesma vacina, assim como no caso da AstraZeneca, e tudo isso está sendo controlado no sistema por nossos vacinadores, portanto, a população pode ficar tranquila quanto a sequência das imunizações”, explicou.
Carletto afirma que existe uma expectativa para a chegada de mais 10 milhões de doses da vacina de Oxford para o início de fevereiro. “Acreditamos que a partir do próximo mês, haverá uma regularidade na entrega das vacinas, especialmente da AstraZeneca. Também acreditamos que até 20 de fevereiro, tenhamos uma produção efetiva de vacinas no Brasil, pela FioCruz e pelo Butantan, assim, poderemos fazer uma cobertura vacinal importante, imunizando pelo menos 50% da nossa população até maio”, disse.