POLÍTICA

min de leitura - #

Região terá 1 mil mesários voluntários

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tinha como meta conquistar 60 mil mesários voluntários, mas já contabiliza mais de 90 mil pessoas que voluntariamente se inscreveram para ficar à disposição da Justiça Eleitoral, atuando como mesários e colaboradores, no dia 15 de novembro, em primeiro turno, e em 29 de novembro, onde houver segundo turno. Na região, são mais de 1 mil voluntários.

De acordo com o Fórum Eleitoral de Apucarana, que abrange ainda os municípios de Cambira e Novo Itacolomi, são aproximadamente 600 voluntários, o que equivale a aproximadamente 55,5% de um total de 1.080 mesários. Já no Fórum Eleitoral de Arapongas, que também abrange o município de Sabáudia, são 431 voluntários, o equivalente a 46,1% de um total de 934 mesários.
O crescimento exponencial no número de interessados foi motivado pelas parcerias que o Tribunal fez com a imprensa, que apoiou a divulgação de campanhas e projetos. “Mesmo em tempo de crise decorrente da pandemia, que atingiu toda a humanidade, como vivemos em um país democrático, temos a responsabilidade de, com todos os cuidados necessários, realizar as eleições”, afirma o presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula.
A coordenadora de Comunicação Social do TRE-PR, Rubiane Barros Barbosa Kreuz, conta que o projeto da Universidade Amiga teve um grande apelo na sociedade, principalmente no meio acadêmico. “Isso fez com que muitos universitários se interessassem pela Justiça Eleitoral, pelo processo, pela democracia. O que contribuiu para que mais jovens se inscrevessem como mesários voluntários nas eleições de 2020”, diz.
Entre mesários e colaboradores, 107 mil pessoas vão atender os 8,1 milhões de eleitores paranaenses aptos a votar nas mais de 21 mil seções eleitorais do estado.