COLUNAS

min de leitura - #

Reunião na AMP

Editoria de Política

| Edição de 11 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 O prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto (PSD), participa na tarde de hoje de reunião do Conselho Político da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em Curitiba. Na pauta está inclusa discussão acerca da legislação estadual a ser trabalhada em favor das associações estadual e regionais. Outro tema diz respeito ao Patrimônio da União e a possibilidade de liberação de imóveis para os municípios cortados por linhas férreas em sua área geográfica. Os presidentes de associações devem ainda atualizar a pauta federal, com relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repatriação de recursos, divisão do Imposto Sobre Serviços (ISS), parcelamento previdenciário e restos a pagar. O encontro será dirigido pelo prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da AMP, Marcel Micheletto (PSDB).

No Planalto Nesta semana, Beto Preto cumpre agenda em Brasília. Amanhã, ele participa, no Palácio do Planalto, da solenidade de assinatura de atos e anúncio de medidas para a estruturação de projetos de infraestrutura pelos estados e municípios. O evento terá a presença do presidente Michel Temer e ministros da Fazenda, Planejamento, Cidades e Secretaria-Geral da Presidência. 

Saúde pública Na quinta-feira, na condição de vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a área de saúde pública, Beto Preto participa do 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Ele será um dos palestrantes no evento “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS”, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Honraria A Câmara de Vereadores de Apucarana fará sessão solene no dia 11 de agosto, às 19h30, para entrega do Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias à Rádio Água Viva local. A proposição é do ex-vereador Vladimir José da Silva (PDT). Solenidade será realizada na própria Câmara. 

13º Salário A prefeita de Cruzmaltina, Luciana Bueno (PSDB), liberou na última sexta-feira o pagamento de metade do 13º salário do funcionalismo municipal. Segundo ela, isto tem sido possível graças a um rigoroso controle das finanças públicas adotado desde início de janeiro deste ano.

FPM maior Prefeituras receberam ontem a primeira parcela de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor é 8% maior em relação a igual período de 2016, já descontada a inflação. A Confederação Nacional dos Municípios alerta prefeitos, no entanto, que o total do mês será de queda. 
Acumulado Desde início do ano, prefeituras já receberam um montante de FPM na faixa de 11,62% maior em relação aos primeiros meses de 2016. Mas neste percentual está incluído 1% do FPM extra repassado pelo Tesouro Nacional no último dia 7. Tendência é de queda no 2º semestre.

Biometria O Cartório Eleitoral de Jandaia do Sul fez ontem balanço da biometria que começou dia 26 de junho. Até sexta-feira fizeram a revisão biométrica 2.955 eleitores de Jandaia (26,8%), 286 de Bom Sucesso (7,9%), 504 de Kaloré (21,8%), 479 de Marumbi (19,4%) e 414 de São Pedro do Ivaí (7,7%)

Prazo O processo de revisão biométrica no Cartório Eleitoral de Jandaia do Sul prossegue até o dia 27 de outubro. O eleitor que não comparecer neste período para fazer a revisão terá o título eleitoral automaticamente cancelado e, desta forma, não poderá participar do pleito eleitoral de 2018.

Viaturas O governador Beto Richa (PSDB) entrega hoje mais 177 viaturas para Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. É o segundo lote de veículos repassado à Segurança Pública, como parte das 1.100 viaturas adquiridas pelo governo. Também serão entregues à Defesa Civil 30 viaturas e mais de 350 kits de salvamento e de busca e resgate. 

Casamento A deputado estadual Maria Victória (PP) escolheu o Palácio Giuseppe Garibaldi, no Centro Histórico de Curitiba, para a cerimônia de seu casamento marcado para a próxima sexta-feira. O espaço, construído em 1904 para receber imigrantes italianos, desde 1988 é Patrimônio Histórico da Capital.

Vapt Vupt

O ex-prefeito de Manoel Ribas, Valentim Darcin (PMDB), sofreu um acidente de carro domingo à tarde.      
Valentim Darcin, que ocupava um Jeep, bateu contra uma Pampa próximo a São Pedro do Ivaí.        
Apesar dos danos de grande monta no Jeep, o ex-prefeito de Manoel Ribas saiu ileso do acidente.          
Reunião em Marumbi no último final de semana deu início à criação do Conselho Comunitário de Segurança.