COLUNAS

min de leitura - #

Richa e os tucanos

Editoria de Política

| Edição de 12 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 O governador Beto Richa ( PSDB) defendeu ontem que o PSDB declare sua “independência” em relação ao governo do presidente Temer (PMDB). E previu que a maioria dos deputados tucanos da CCJ da Câmara vai votar pela admissibilidade da denúncia da Procuradoria-Geral da República, que acusa Temer de corrupção passiva com base na delação da JBS. Richa participou, anteontem à noite, de reunião de lideranças nacionais da legenda em São Paulo para discutir o assunto. “O que eu defendi na reunião foi a independência do partido. Isso é algo que já ocorre na prática”, afirmou Richa à rádio CBN. “É só ver o que está acontecendo na CCJ. Muitos partidos promoveram a troca dos seus deputados que não estavam comungando da direção dos partidos em favor ou em defesa do presidente. E o PSDB não. Os deputados estão com total independência para votar de acordo com a sua consciência. E a maioria é a favor da admissibilidade desse processo”.

13º liberado  A Prefeitura de Apucarana libera hoje na conta dos servidores públicos a antecipação de 50% do 13º salário. O volume de recursos, que deve fomentar o comércio local, é de aproximadamente R$ 4,4 milhões. Em quatro anos e meio de gestão o prefeito Beto Preto pagou rigorosamente em dia 52 folhas de salários, mais o 13º. 

Novo Itacolomi A exemplo do que vem ocorrendo em alguns municípios do Vale, a Prefeitura de Novo Itacolomi também já liberou ao funcionalismo municipal, no início deste mês, metade do 13º salário do funcionalismo. O prefeito Moacir Andreolla (PSD) diz que isto é fruto do rigoroso controle das finanças.

Big Brother I O prefeito Sérgio Onofre (PSC), de Arapongas, está cumprindo o compromisso de fiscalizar de perto o trabalho dos servidores municipais. E está fazendo isso sem sair do gabinete, auxiliado pela tecnologia: o prefeito mandou instalar uma TV em frente à sua mesa, transmitindo o circuito interno de câmeras em prédios públicos da cidade.

Big Brother II Na última segunda-feira, durante a cerimônia de entrega do novo armamento da Guarda Municipal, o sistema instalado pelo prefeito Sérgio Onofre chamou a atenção dos presentes. A televisão transmitia em tempo real as imagens de pelo menos seis câmeras instaladas dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arapongas.

Biometria I O Paraná já atingiu a marca de 70% do eleitorado cadastrado no sistema de biometria. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), informando que são até agora 5,4 milhões de eleitores que fizeram a biometria desde quando o sistema foi implantado em 2009.
Biometria II Segundo o TRE-PR, nos últimos três meses foram cadastrados 864.446 mil eleitores no sistema de biometria, uma média mensal de 288.148 atendimentos. A meta do TRE-PR é que ao menos 85% dos eleitores do Paraná votem nas eleições de 2018 por meio de identificação das digitais.

Revezamento Durante o recesso forense, ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão se revezando na presidência do órgão. Anteontem, o titular Gilmar Mendes passou a função para Tarcísio Vieira de Carvalho, que fica no cargo até 19 de julho. Do dia 20 ao dia 24 assume Luiz Fux.

Retorno O presidente titular do TSE, ministro Gilmar Mandes retoma o cargo no dia 25 de julho. No entanto, a primeira sessão oficial de abertura do segundo semestre judiciário está marcada para o dia 1º de agosto, às 19 horas, uma vez que o recesso só termina no dia 31 de julho.

Caso Lula I O Ministério Público Federal pediu ontem à Justiça o arquivamento da investigação interna aberta para apurar a suposta tentativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de obstruir o andamento da Operação Lava Jato. O procedimento foi aberto com base na delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral.

Caso Lula II No pedido, o procurador Ivan Marx sustenta que não há provas da “existência de real tentativa de embaraço às investigações” por parte do ex-presidente Lula. Para o procurador, o ex-senador Delcídio Amaral teria usado o nome do ex-presidente para fechar acordo de delação com a PGR (Procuradoria-Geral da República).

Vapt Vupt

Alguns prefeitos do Vale do Ivaí estão se virando como podem para pagar precatórios trabalhistas.      
Caso prefeitos não cumpram sentenças de precatórios, a Justiça bloqueia recursos do FPM.      
Em muitos municípios, as dívidas previdenciárias e de FGTS também prejudicam gestões.          
Algumas prefeituras já estão recebendo sobras da Câmara de Vereadores, o que ajuda a pagar dívidas.