CIDADES

min de leitura - #

Seca e calor afetam abastecimento na região

Da Redação

| Edição de 05 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Sanepar colocou em situação  de alerta quatro municípios do Vale do Ivaí, por causa da seca que atinge a região. A recomendação de uso racional da água é válida para os municípios de Godoy Moreira, Rosário do Ivaí, Lunardelli e Jardim Alegre, que juntos, aumentaram em 14% o uso da água água, uma demanda estimada em cerca de 463 mil litros por dia. 

A falta de chuvas regulares nos últimos 128 dias reduziu drasticamente a vazão do Rio Água do Milton, em Godoy Moreira, dificultando a produção de água pela Sanepar. Além disso, as altas temperaturas provocam aumento na demanda por água: o consumo diário aumentou 23%, passando de 390 mil litros de água para 480 mil litros de água por dia. A Sanepar está colocando em operação um novo poço em caráter emergencial para tentar amenizar o problema. 
Em Rosário do Ivaí, a vazão do Rio Escrita, também está comprometida e o consumo diário aumentou 21%, passando de 440 mil litros de água para 532 mil litros de água por dia.  
Em Lunardelli, o Rio Barreiro, reduziu a vazão, ao mesmo tempo que o consumo diário aumentou 10%, passando de 750 mil litros de água para 821 mil litros de água por dia.  
Em Jardim Alegre, o abastecimento dos poços da cidade está comprometido e o consumo diário aumentou 15%, passando de 1,65 milhões de litros de água para 1,86 milhões de litros de água por dia. 
Os quatro municípios somam mais de 24 mil habitantes. Para amenizar a situação, a Sanepar tem complementado o abastecimento público com caminhão-pipa e está colocando em operação um poço reserva, em caráter emergencial. Mesmo assim, a Sanepar solicita a colaboração da população para que o consumo de água seja priorizado para alimentação, higiene pessoal e limpeza da casa, sem desperdícios.
Essa não é a primeira vez que a Sanepar emite um alerta regional por conta da escassez de chuvas e aumento de consumo. Em setembro, quando a estiagem completava 80 dias, quatro municípios estavam em alerta de abastecimento, incluindo Lunardelli. Na época, a situação inspirava atenção também em Jandaia do Sul, Cambira, Cruzmaltina.