COLUNAS

min de leitura - #

Sustentação no Legislativo

Editoria de Política

| Edição de 16 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac (PDT), enalteceu ontem a base de apoio que a gestão Beto Preto (PSD) vem tendo na Câmara Municipal. “Essa união é importante e indispensável neste momento em que Apucarana se valoriza no cenário político-administrativo paranaense”, destaca Junior, valorizando os nove vereadores que integram a base de apoio no Legislativo Municipal. Segundo ele, apesar de todos os desmandos de gestões temerárias e das vultosas dívidas herdadas, a cidade vem conseguindo se levantar e retomar o caminho do desenvolvimento sócio-econômico. “Os índices mostrados por renomadas instituições mostram que estamos no caminho certo”, assinala Junior, que nos últimos dias têm trabalhado na preparação dos festejos de aniversário da cidade.

Colheita da soja Na festa dos seus 75 anos, Apucarana vai sediar um grande evento em nível nacional. Será no dia 24, quando será feita a abertura nacional da Colheita da Soja Brasil Safra 2018/2019, com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do governador Ratinho Junior (PSD) e outras autoridades. Será às 8 horas, na Fazenda Ubatuba.

Festa da família Ao apresentar ontem a programação da festa dos 75 anos de Apucarana, o prefeito em exercício Junior da Femac frisou que tudo foi preparado de forma que o evento seja realmente a festa da família apucaranense com muitos shows, gastronomia e pelo menos 75 momentos religiosos com missas e cultos nas igrejas e templos.

Visita de Kuroda O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recebeu a visita ontem do prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC)). O prefeito pediu que alguns projetos do município que ficaram pendentes no governo passado sejam liberados. Beto Preto garantiu que ele será atendido. Kuroda foi um dos principais apoiadores de Ratinho Jr. no Vale.

De Kaloré Também ontem o secretário estadual Beto Preto recebeu em seu gabinete, em Curitiba, a visita do prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB). O prefeito fez um relato das demandas do seu município na área de saúde e pediu apoio de Beto Preto nas suas reivindicações. Beto Preto prometeu ajudar Kaloré nas suas necessidades. 

Agenda na Capital A vereadora Márcia Sousa (PSD), de Apucarana, esteve no início desta semana em Curitiba, onde foi recebida em audiências pelos secretários estaduais Guto Silva, da Casa Civil, Beto Preto, da Saúde, e Ney Leprevost, da Justiça, Família e Trabalho. Ele assinala que tratou de vários assuntos de interesse de Apucarana e que as audiências foram muito produtivas.
Endividado A executiva do Diretório Estadual do MDB do Paraná cogita vender a sede do partido, localizada na rua Vicente Machado, em Curitiba, para pagar dívidas da legenda. A origem das dívidas que, segundo fontes da legenda, chegariam a R$ 1,9 milhão, seriam multas eleitorais recebidas pelo senador e ex-presidente da sigla no Estado, Roberto Requião.

Iniciativa A ideia da venda teria sido levantada pelo deputado estadual Requião Filho, na última reunião da Executiva Estadual, mas causou reações contrárias entre os integrantes da legenda. Os adversários da ideia afirmam que a lei não permite o uso de patrimônio partidário para pagar multas de candidatos. Requião não conseguiu se reeleger para o Senado.

Queda de receita Em nota, o atual presidente do MDB paranaense, deputado federal João Arruda, sobrinho de Roberto Requião, diz que as dificuldades financeiras da legenda não envolvem apenas dívidas com multas eleitorais, mas redução de receita. Segundo ele, o repasse do fundo eleitoral reduziu pela metade e o orçamento da sigla não comporta mais a estrutura existente. 

Suspensos I O Ministério do Meio Ambiente suspendeu todos os convênios e parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs) pelos próximos três meses. O objetivo da decisão do ministro Ricardo Salles é levantar quanto foi pago às ONGs em 2018. O ministro determinou que, daqui para frente, tudo o que for relacionado a ONGs passe por avaliação dele.

Suspensos II Segundo o Ministério do Meio Ambiente, com base nesse levantamento, o ministro Ricardo Salles vai decidir quais convênios e parcerias com ONGs terão continuidade. O presidente Jair Bolsonaro também assinou medida provisória determinando que a Secretaria de Governo monitore e supervisione ONGs e organismos internacionais.

Vapt Vupt

Em recesso e sem sessões extraordinárias, Câmara de Apucarana tem ficado bastante vazia nos últimos dias.         
Poucos vereadores têm comparecido aos seus gabinetes em Apucarana, outros estão em viagem.         
Na região, as Câmaras Municipais também estão em recesso, devendo retomar os trabalhos em fevereiro.         
Nas prefeituras, os trabalhos administrativos continuam internamente, assim como alguns serviços essenciais.